Foto: Eduardo Andrade

Campeão mundial de jiu-jítsu, Lucas “Hulk” Barbosa mostrou técnicas de luta e de motivação para professores e alunos da modalidade no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima. O encontro reuniu o público da capital e dos municípios de Alto Alegre, Rorainópolis e Mucajaí nesta quarta-feira (26).

O atleta roraimense lidera o ranking mundial da Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro (IBJJF) e atualmente treina nos Estados Unidos. Uma das últimas conquistas dele foi um dos mais importantes eventos de jiu-jítsu do mundo: o Pan 2019 da IBJJF, em Irvine, na Califórnia (EUA), no qual ele foi campeão absoluto.

Pela manhã o público alvo foram os professores, quando ele mostrou técnicas de luta como, passagem de guarda, queda e finalização. Parte dos alunos participou desta etapa do encontro.  “Dividir esse conhecimento com o pessoal não tem preço. Quando venho para Roraima, eu quero nivelar o jiu-jítsu no Estado. E quero que os outros saiam daqui e que se destaquem no mundo lá fora”, explicou.

Já à tarde, além de técnicas, o atleta compartilhou a sua história com as crianças e os adolescentes que treinam jiu-jítsu e outras modalidades do Abrindo Caminhos. “Foi uma honra compartilhar a minha história com as crianças, mesmo fazendo palestras em vários lugares do país, aqui é diferente, por ser minha terra. Assim como eu alcancei, quero que elas saibam que podem ter essa esperança de conseguir algo grandioso, na luta, no trabalho e outras áreas”, disse.

Na palestra motivacional, o atleta contou como teve o contato com a luta, falou dos altos e baixos da carreira como lutador e a importância de conciliar os estudos com o esporte. Falou ainda sobre os cuidados com as amizades, e principalmente a importância de não desistir do que se deseja alcançar.

Inspiração

Para Dircelly Oliveira, de 17 anos, o que mais lhe marcou foi quando o atleta falou da importância de seguir os conselhos dos pais, na parte de priorizar os estudos, mesmo entre as competições. Ela é um dos destaques na modalidade em Roraima.

Para o professor do programa Abrindo Caminhos em Boa Vista, Bruno Romão, o seminário proporcionou experiências, que vão enriquecer o ensino aos alunos.  “Foi muito importante esse momento, de formar uma base bem forte com aqueles que estão começando a competir. O Abrindo Caminhos revela talentos, aqui temos campeões da região, brasileirão e do sul-americano”, disse.

O professor de luta, do Abrindo Caminho, do Núcleo da Assembleia Legislativa em Mucajaí, Itálo Peixoto, explica que o campeão mundial mostrou uma didática diferente. “Espero aplicar esse conhecimento na sala de aula, para chegar na frente das competições”, explicou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here