Foto: Eduardo Andrade

Ter uma ideia e tirar do papel, para muitos, é uma tarefa difícil. Mas com planejamento, esse caminho fica mais fácil. Neste intuito, aproximadamente 90 alunos iniciaram neste sábado (29), na Escola do Legislativo, o curso Como Elaborar seu Plano de Negócios.

São pessoas de todas as idades, mas que têm em comum a ideia de sair da informalidade, qualificar o atual empreendimento ou iniciar o próprio negócio para contribuir com a economia local. Este é o caso da dona de Lisveth Sira. Há seis meses no Brasil, a venezuelana, que é advogada, pretende empreender no país para melhorar sua condição.

“Tenho seis meses no Brasil e não há vaga para trabalhar. Por tal motivo, decidi empreender em uma atividade manual, pois tenho 30 anos e pretendo bordar, costurar, fazer decoração de festa”, disse Lisveth ao ressaltar que são atividades em expansão em Boa Vista. Segundo ela, a oportunidade de fazer o curso a ajudará a ter o próprio dinheiro e a produzir.

Já o radialista Josué Araújo trabalha com publicidade e propaganda há anos. Mesmo no mercado, afirma que os empreendedores devem passar por capacitações constantes para melhorar os serviços e produtos. “Empreender é sempre bom. Percebi que eu poderia engajar em um planejamento, algo mais profissional. Talvez eu tenha uma visão, mas falta um planejamento”.

Serão sete encontros aos sábados. A instrutora Glaiciane Andrade afirma que todos eles receberão instruções práticas e teóricas ao longo destes dias. “Eles vão elaborar um plano de negócios, vou explicar o conteúdo e eles terão muita prática. No final eles vão entregar o plano de negócios e vamos avaliar se está apto ou não para abrir um negócio”.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Cristina de Mello, o curso atende a uma demanda da população que sugeriu o curso para receber conhecimento de como empreender. “Sabemos que várias pessoas vendem bijuterias, doces, bolos, mas não sabem como melhorar o seu empreendimento”.

Inscrições
A Escola do Legislativo ainda está com vagas abertas para os cursos ‘Eu e Minhas Finanças’, que inicia na próxima segunda-feira (1), das 8h às 11h30; Matemática Básica, com início no dia 3 de julho, das 16h às 18h; Primeiros Socorros – Módulo II, para o dia 2 de julho, das 18h30 às 21h30; e Libras Intermediário, para o dia 15, das 18h30 às 20h30.

Os interessados podem procurar o prédio da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, localizado na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, n 1.313, no bairro Silvio Botelho. São cursos voltados para pessoas com idade mínima de 16 anos e a inscrição é feita mediante apresentação de documentos como RG, CPF e comprovante de residência, originais e cópias.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here