Hospital de Amor de Barretos. Foto: divulgação

Pela primeira vez, Roraima contará com a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer do Hospital de Amor de Barretos. A informação foi prestada pelo coordenador da Bancada de Deputados Federais do Estado, Hiran Gonçalves (Progressistas/RR), anunciando para esta segunda-feira, 1, o lançamento do projeto de construção do prédio, cuja cerimônia acontecerá às 18h30, no Palácio Senador Hélio Campos.

A solenidade contará com a presença do governador Antônio Denarium e do diretor médico das Unidades de prevenção do Hospital de Amor, Rafael Haikel Junior, encarregado de fazer a apresentação do projeto piloto.

Segundo o parlamentar, a instalação da Unidade fazia parte de um sonho que veio sendo construído, desde o primeiro mandato na Câmara Federal. Está prevista para doze meses a conclusão da obra. “A concretização desse sonho só foi possível com a atuação da Bancada de Roraima que garantiu, por meio de emenda parlamentar ao orçamento da União de 2019, recursos na ordem de R$ 30,8 milhões para construção dessa Unidade Avançada de Prevenção de Câncer em Roraima, vinculada ao Hospital de Amor de Barretos”, destacou Gonçalves.

FUNCIONAMENTO – O Projeto conta com uma unidade fixa de exames e diagnósticos, além de uma unidade móvel, adaptada para a realização de mamografia digital, exame de papanicolau e rastreamento de câncer de pele. Além da estrutura móvel que realizará o primeiro exame, a unidade fixa contará com exames de ultrassonografia de mama, biopsia de mama e colo de útero, cirurgias de pele e mama, além de consultas médicas nestas especialidades e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde da região. A Unidade de Diagnóstico e Prevenção, atenderá as cidades de uma região pré-estabelecida, realizando todos os exames de elucidação diagnostica. A área a ser atendida com esta unidade será de aproximadamente 800.000 habitantes e um raio de cerca de 250 quilômetros de raio.

Objetivo desta Unidade de Diagnóstico e Prevenção de Câncer é implantar, monitorar e avaliar um programa de detecção precoce do câncer de mama e colo de útero com base em exames apropriados e da mais alta qualidade, melhorando assim a qualidade de vida e promovendo um aumento na sobrevida livre de doença. O programa de rastreamento caracteriza-se pela busca ativa, ou seja, a população será amplamente informada sobre a disponibilidade dos exames e incentivada a realizá-los. Também é característica do programa de rastreamento organizado, o acompanhamento regular dessas pacientes, com reconvocação a cada 2 anos, enquanto pertencer a faixa etária elegível ao programa.

Assim, a construção de uma unidade desse importante hospital, de referência mundial, irá inaugurar uma nova fase na oferta de tratamento adequado para a população que mais necessita.

“O Hospital do Amor de Barretos atendeu nos últimos anos, um número considerável de pacientes de vários municípios de Roraima e supriu uma lacuna profunda do Estado em não oferecer tratamento com radioterapia indicados para alguns casos de doenças oncológicas. É importante ressaltar que os pacientes atendidos na rede de hospitais da entidade recebem uma assistência integral e completamente gratuita, pois as despesas são custeadas pelo SUS e por doações filantrópicas para o Hospital de Amor”, informou o parlamentar.

O deputado Hiran Gonçalves considera a construção da unidade em Roraima “um momento histórico que deve contar com o engajamento de toda a sociedade pública e privada”.

Um ofício foi enviado à classe empresarial de Roraima para dar conta da dimensão da obra e da abrangência sobre a saúde pública do Estado e também para confirmar a participação e o apoio de todos os empresários para o sucesso do projeto.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here