Foto: Fernando Teixeira

A cada ano, a Corrida Internacional 9 de Julho, que celebra o aniversário de Boa Vista, vem decaindo em sua organização. Embora seja uma programação tradicional e que atrai atletas amadores e profissionais de várias partes do Brasil, inclusive fomentando o turismo, o evento é tratado como se não tivesse essa importância e magnitude.

Fica parecendo que, pelo fato de não ter como encaixar uma propaganda favorável para enaltecer diretamente o nome da prefeita Teresa Surita (MDB), que sempre tenta faturar eleitoralmente em suas ações com o dinheiro público, o evento não recebe o profissionalismo que merece, uma vez que a corrida faz parte do calendário internacional e se tornou o maior do gênero no Estado.

No ano passado, não cuidaram sequer de tapar os buracos e imperfeições do asfalto das avenidas que integraram o circuito da corrida, inclusive havia uma cratera na linha de chegada, em frente a Rádio Roraima, onde alguns atletas chegaram a torcer o pé em um dos buracos. Também os pontos de entrega de água não privilegiam os atletas amadores, que sentem necessidade de se hidratarem já nos primeiros 5Km de percurso, o que não vem ocorrendo.

Além disso, a cada edição vem caindo a qualidade do material que integra o kit. Neste ano, aumentou o número de panfletos de anunciantes, mas diminuiu a qualidade das blusas. Neste ano, além de um material de baixa qualidade, os tamanhos das blusas são subdimensionados para o corpo das pessoas. O tamanho GG, por exemplo, não entra no corpo de uma pessoa do tamanho G, principalmente se este atleta for amador e ostentar uma barriga. Não é à toa que a fila de troca está sendo bem movimentada.

Também, na edição deste ano, os atletas não receberam bonés e as mochilas que tradicionalmente são entregues com o Kit. Isso sem contar que até momentos antes da entrega ninguém sabia onde iria ser o ponto para retirar o material. Uma completa desorganização que só arranha o brilho de um evento festivo e importante para atletas de todos os cantos do país, em especial dos amazonenses que vêm em peso para a corrida.

Ainda tem mais um atropelo na programação deste ano. Apesar do nome e do evento ser para comemorar o aniversário de Boa Vista, a corrida não será realizada no dia 9 de Julho, embora a data seja um feriado. Será neste domingo, dia 7, na mesma hora do jogo do Brasil x Chile. São milhares de pessoas que terão que abdicar da diversão de assistir à final da Copa América.

O que atletas e amantes do esporte de corrida almejam é uma organização a altura de um evento desse nível, que serve também para reunir amigos, colegas de trabalho, familiares e visitantes de outras localidades. Não é pelo fato de não poder colocar a digital da prefeita numa propaganda direta que se pode largar a corrida a um descaso desse nível de organização. O aniversário da cidade merece que esse evento tenha o mesmo brilho da organização até depois da entrega das medalhas, quando todos celebram sua superação, especialmente os atletas amadores e participantes festivos.

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here