Avenida Jaime Brasil, corredor comercial de Boa Vista. Foto: Roraima 1

Estudo feito pela Fecomércio-RR com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o indicador atingiu valor de 125,3 pontos no mês de junho, o menor resultado desde janeiro deste ano.

Segundo o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “esta foi a terceira queda seguida na confiança dos empresários roraimenses, contudo, menos acentuada do que as apresentadas nos meses de abril e maio. Apesar da retração em relação ao mês anterior, ao comparar-se com o mesmo período do ano passado, observa-se uma pequena evolução de 1%”.

Ainda de acordo com o economista, “as quedas seguidas apresentadas nestes três meses se devem a uma piora na percepção dos empresários em relação a condição atual da economia e de sua empresa, contrastando assim com um quadro mais otimista que se via nos três primeiros meses do ano. A variável que apresentou a maior retração em maio foi justamente sobre a condição atual da empresa, que diminui 3,6%”.

As perspectivas futuras apresentaram teve um leve aumento de 0,7%, todos os indicadores desta dimensão apresentaram crescimento no mês de junho, com desta para a expectativa empresa, que se elevou 1%.

“Em relação aos investimentos do empresário do comércio, houve uma queda de 0,3%, motivado por uma piora na situação dos estoques, que caiu 2,9%, contudo, foi registrado um incremento de 1,3% na expectativa para contratação de funcionários, enquanto que o nível de investimento da empresa permaneceu estável”, finalizou Fábio Martinez.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos.

O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here