Foto: Secom RR

Conhecido como Totozão, o ginásio poliesportivo Vicente Ítalo Feola,  encontra-se há 10 anos em total abandono por parte dos gestores. Preocupado com a deteorização do ginásio que já foi centro de competições esportistas inernacionais, o deputado estadual Chico Mozart fez indicação ao Governo do Estado para que uma reforma e revitalização fosse realizada no prédio.

“Nos últimos dois anos o Totozão passou por grande degradação por falta de atenção dos gestores”, lembrou Mozart. Em 2017, o prédio foi arrombado e teve todos os fios elétricos furtados, além de parte da estrutura danificada por vândalos, tendo todas as portas do prédio quebradas e torneiras saqueadas.

No mesmo ano, o ginásio sofreu um incêndio criminoso que atingiu três alojamentos do subsolo que serviam de depósito para materiais como camas, centrais de ar, utensílios de cozinha, colchões e documentos. O fogo danificou a laje, provocando um deslocamento do recobrimento da armação, oxidando-o. O relatório revela também que houve um recalque da passarela de ligação devido a junta da dilatação, desnivelando a mesma, provocando fissuras na mureta de proteção.

Atualmente, imigrantes residem no local, utilizando como moradia as salas administrativas do ginásio. Anteriormente, usuários de drogas utilizavam o espaço para uso de entorpecentes e práticas sexuais. De acordo com relatório realizado após a indicação do deputado Chico Mozart, os estrangeiros fizeram adaptações para segurança própria, trancando as entradas e salas com cadeados para protegerem seus pertences. Por essa razão, a visita dos técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf) sofreu uma limitação de visualização das áreas que estavam abertas. O prédio foi invadido e só será aberto com uso de força policial.

Apesar das dificuldades em entrar no ginásio, o relatório da Seinf é extenso e aponta diversas melhorias a serem realizadas na estrutura. Abandonado há cerca de 10 anos, as condições físicas do Totozão contudo não estão comprometidas. Além dos itens citados, serão necessárias na edificiação em desacordo com as normais atuais de acessibilidade e outras de segurança do Corpo de Bombeiros.

“Estive no Totozão pela manhã do dia 11 de julho e também não consegui entrar no ginásio porque fui impedido por um venezuelano”, disse o parlamentar. “O Governo do Estado está ciente da situação que o Totozão encontra-se e já está em fase de elaboração de um projeto para que a reforma seja realizada e assim o prédio esteja novamente apto a receber atividades esportivas”, destacou Chico Mozart.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here