Registro de incêndio florestal no município de Amajari. Foto: Reprodução/Defesa Civil

Exatos 72,22% dos internautas que acessaram o portal Roraima 1 ao longo das duas últimas semanas responderam afirmativamente ao questionamento “Você considera que a preservação do meio ambiente deve ser prioridade entre os políticos?”. Outros 27,78% disseram que educação, saúde e segurança pública precisam de um destaque maior.

Desmatamento Recorde

De 1º a 30 de junho, foram destruídos 920,4 km² de floresta amazônica no território brasileiro, contra 488,4 km² no mesmo mês em 2018, segundo sistema que monitora alertas de áreas destruídas na região. A diferença chega a casa dos 88% de aumento.

Em sua maioria (56%), a derrubada de floresta nativa foi feita em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse – áreas ainda sem destinação pelo Estado. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (26%), Unidades de Conservação (13%) e Terras Indígenas (5%).

Agrotóxicos

O governo acelerou a liberação do uso de novos agrotóxicos no país e aumentou a preocupação de especialistas com os riscos que isso pode representar para a saúde e o meio ambiente.

Nunca tantos agrotóxicos foram liberados num intervalo de tempo tão curto no Brasil. Em 2019, o governo já autorizou 239 novos pesticidas, sendo 42 só esta semana. Um recorde. Já são ao todo mais de dois mil agrotóxicos licenciados para uso nas lavouras brasileiras.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here