Enquanto Teresa Surita brinca com seus bichinhos nas praças, a realidade é outra na cidade
Enquanto prefeita se vangloria em suas rede social, internauta questiona prioridade na Capital

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), vem divulgando que a instalação de brinquedos com bonecos estilizados de animais, chamados de “Selvinha Amazônica”, faz parte da Política da Primeira Infância, pois representaria uma “nova maneira de as crianças brincarem na cidade”. A prefeita pode fazer a propaganda que quiser dessa aquisição (não foi divulgado o custo disso tudo), menos de que se trata de um investimento para a infância boa-vistense.

Chega a ser ultrajante dizer que esses brinquedos instalados nas praças centrais da cidade representam uma política para a primeira infância enquanto existem várias obras de creches do programa federal Pró-Infânia abandonadas nos bairros mais afastados do Centro. Se não existissem crianças fora da creche, inclusive algumas delas pedindo esmola nos semáforos e feiras, aí caberia investir nesses brinquedos sob a justificativa de algo lúdico no espaço público.

Mas não é essa a realidade da Capital, onde existem três obras de creches abandonadas somente no bairro onde a prefeita mora, o Cidade Satélite, sabidamente o mais populoso de Boa Vista. Uma delas está sendo concluída às pressas, depois das seguidas denúncias. Existem outras creches abandonadas nos bairros Nova Cidade, Jóquei Clube e Senador Hélio Campos. É vergonhoso saber disso.

O número de creches e escolas abandonados pode ser maior, pois a Prefeitura obviamente não divulga e não há uma fiscalização que aponte os dados atuais. Enquanto oculta a escandalosa realidade, a prefeita faz propagada com a instalação desses brinquedos que, na real, servem mesmo apenas para o ego das pessoas, que utilizam a figura de animais para postar em suas redes sociais, algo que Teresa “ama de paixão” para ficar replicando em seu perfil como um grande feito.

Outro fato é que, enquanto implanta bichinhos de brinquedo nas praças públicas de maior visitação, a Prefeitura vai adiando a implantação de uma política de zoonoses e de acolhimento de animais soltos nas ruas da cidade. Teresa prometeu amor aos pets, chamados por ela de “Iti Malia”, mas nunca implantou a castração de cães e gatos em situação de rua.

Não podemos esquecer que, sob vistas grossas da prefeita, o Centro de Zoonoses vinham matando cães e gatos recolhidos nas ruas desde 2015 sem qualquer critério, até que servidores denunciaram o descaso municipal. Foi somente a partir daí que Teresa encheu-se de benevolência e foi para as redes sociais chamar os animais de “Iti Malia”.

É desta forma que a Prefeitura de Boa Vista inverte a prioridade nos assuntos mais urgentes. Enquanto Teresa brinca com seus bichinhos de mentira, divulgando que é investimento na infância, obras de creche estão abandonadas, além de cães e gatos ficarem sem qualquer ação governamental nas ruas da cidade. Sempre há uma fachada para desviar a atenção do público para o que é mais importante para a coletividade.

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here