RR-203 está tomada por buracos do início ao fim: prejuízo ao turismo roraimense

O período de chuvas já está chegando ao fim e o Governo de Roraima sequer cogitou a tomar alguma medida para consertar a RR-203, a estrada que dá acesso à Serra do Tepequém, no Município de Amajari, ao Norte do Estado, o maior polo turístico do Estado. Embora aquele local seja reconhecido até mesmo por turistas de outras regiões, os governantes locais fecham os olhos para essa fonte de geração de emprego e renda.

Nem mesmo o governo anterior, cuja família da então governadora tenha propriedade na região, teve interesse em investir no turismo de Tepequém. Até foi iniciada uma obra de recuperação da rodovia estadual, mas tudo foi abandonado sem que houvesse uma explicação. E tudo isso porque muitos políticos e outras autoridades têm propriedades na região e até mesmo na serra, mas todos ficam de bico calado, em um silêncio que prejudica a maior fonte de renda daquela população.

O descaso é tanto que o governo atual sequer dá atenção ao setor de turismo, como se o Estado não fosse rico em potencial para explorar economicamente essa atividade. Até os manauaras sabem dessa riqueza e, a cada feriado prolongado, muitos deles não hesitam em vir para Roraima em busca de lazer e aventura. Com a crise na Venezuela, a Serra de Tepequém tornou-se o principal destino de turistas amazonenses.

O cenário de descaso do turismo se repete em outras regiões, a exemplo do Município do Cantá, que dispõe de grandes atrativos, a exemplo da Serra Grande, onde tudo é feito sem qualquer apoio governamental. Inclusive os investidores da região são prejudicados pela ausência semelhante a de Tepequém, com estrada esburacada que dificulta não só a atividade turística como o da agricultura.

O Governo do Estado se perde em largos discursos sobre geração de emprego e renda, mas não toma decisões simples, como a de consertar as estradas a fim de garantir o mínimo para quem investe em turismo no Estado. Já que o governo é incompetente para gerir esse setor, ao menos que garantisse estradas trafegáveis. Mas nem isso. Nem discurso sobre turismo esse governo que aí está se interessa. É um governo de fantasias que só existe nas propagandas institucionais.

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here