Foto: Ilustrativa/Arquivo/Exército

Um garimpeiro ficou ferido ao tentar fugir de um bloqueio fluvial do Exército no rio Mucajaí, na terra indígena Yanomami. O homem pilotava a embarcação na noite dessa quarta-feira (7), quando acelerou a embarcação ao avistar a tropa dos militares.

A informação foi repassada pela assessoria de comunicação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), em nota enviada na manhã desta quinta-feira (8). De acordo com a assessoria, a tropa perseguiu a embarcação e conseguiu interceptá-la.

Não foi informado como o garimpeiro se feriu, apenas que o homem foi socorrido, teve ferimentos leves e foi conduzido ao para o posto da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na Comunidade Indígena Sikamabiu.

No interior da embarcação tripulada por cinco pessoas, foi apreendido grande quantidade de combustível (aproximadamente 850 litros) e gêneros alimentícios que serviriam para abastecer garimpeiros que insistem em cometer ilícitos na reserva Indígena Yanomami.
Os gêneros e combustível foram apreendidos e os ocupantes do barco cadastrados.

Na atual fase da Operação, o Exército Brasileiro permite o acesso de embarcações à região, desde que as pessoas que desejam adentrar a área de operações se dirijam à 1ª Bda Inf Sl para que sejam cadastradas e cumpram as regras determinadas: embarcação tripulada por no máximo duas pessoas e conduzir apenas os alimentos e combustível necessário para a viagem de ida e volta. Essa ação visa permitir a retirada dos garimpeiros que hoje se encontram na região.

Ações empreendidas no sentido de tentar furar o bloqueio somente servem para que o Exército reforce a presença na região. O Comando da 1ª Bda Inf Sl solicita as pessoas que ainda estão na região de garimpo nos rios Uraricoera e Mucajaí que abandonem a região de forma ordeira e pacífica.

“O Exército Brasileiro continuará a cumprir suas atribuições conforme determina a Constituição e as leis visando proteger o território nacional, a população e prevenir as ações ilícitas na área da fronteira norte de nosso país”, destacou a assessoria de comunicação.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here