Após inaugurado, box da Guarda Municipal nunca chegou a ser utilizado

Em uma dessas obras de reformas que nunca a opinião pública sabe os detalhes, a Prefeitura de Boa Vista construiu um box para abrigar um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal no trecho do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna que fica em frente ao bar e lanchonete PIT Stop, nas proximidades do aeroporto, na área central da cidade. Mas o local nunca abrigou nenhum agente público e nunca serviu para nada, a não ser mais um exemplo de desperdício de verba pública.

Como o local está abandonado, os marginais ficam à vontade para agir naquelas proximidades e em toda extensão do complexo, que começa exatamente ali, onde foi instalado o posto da Guarda, até a “bola” da Praça do Centro Cívico. A consequência desse abandono é que se intensificaram as ações de ladrões, que atacam os carros ali estacionados pelas pessoas que deixam seus veículos estacionados na hora de praticar atividades físicas e de lazer com seus familiares.

Nos últimos dias, aumentou o número de ataques por elementos que quebram o vidro dos carros para furtarem algo de valor que estiveram dentro. A maioria das vítimas sequer registra ocorrência policial porque o cidadão sabe que a Polícia Civil faz pouco caso de situações como essa, a não ser que haja algum interesse político ou de amizade. No mais, os furtos ocorrem e a pessoa fica no prejuízo e no desalento pela falta de segurança pública.

Como o Estado enfrenta uma crise que afeta a segurança, a Prefeitura deveria assumir o papel de resguardar a integridade e a segurança dos bens das pessoas que frequentam o Ayrton Senna, principalmente nesse momento em que alguns trechos estão passando por obras, os quais se tornam locais vazios e escuros, propícios para abrigar bandidos. Inclusive, a iluminação pública nesses locais foi cortada, facilitando ainda mais a ação dos marginais à noite.

Existe um box da Guarda Municipal na Praça das Águas, mas parece que o local serve apenas como um ponto de descanso, pois há tempos ali se tornou uma bagunça, com bicicletas transitando entre os pedestres, pessoas em atitudes suspeitas e outras cenas lamentáveis nos fins de semana. E ninguém faz nada para amenizar aquele pequeno caos bem no Centro de Boa Vista. Inclusive o local deixou de ser frequentado pelas famílias boa-vistenses.

Neste fim de semana, um policial a paisana viu um homem que caminhava pelo Ayrton Senna com uma arma de fogo na cintura. Enquanto isso, não se vê guardas municipais ao menos em dias de grande fluxo. É como se o cidadão estivesse largado na imensidão daquele complexo, outrora um local tranquilo para as famílias aproveitarem seus dias de folga e de lazer.

É necessário que as pessoas que pagam seus impostos tenham o mínimo de segurança naquele local de grande movimento. Igualmente imprescindível que a Prefeitura explique o que um box construído naquele complexo nunca tenha sido utilizado para os fins ao qual foi construído, ou seja, a segurança do cidadão. Ou aquela obra foi construída apenas para justificar gasto de verbas aos olhos de quem passa por ali?

A população frequentadora daquele ponto de lazer e esporte sente-se insegura. É obrigação da Prefeitura garantir o mínimo, como a segurança, já que ela enche a população de propagandas para dizer que está tudo bem na cidade. Ou as autoridades vão esperar que algo de pior ocorra, como um latrocínio?

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here