Evento é um preparatório para a seletiva do campeonato brasileiro de programação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foto: Divulgação/Estácio Atual

Está marcada para o dia 31 de agosto a Maratona Roraimense de Programação, que será realizada pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia. O evento, na verdade, é um preparatório para a seletiva do campeonato brasileiro de programação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Segundo o professor da Estácio, Jonas Mendonça, exatamente por isso a competição de programação local seguirá os mesmos moldes da maratona da SBC. Trata-se, portanto, de uma disputa entre equipes que precisam solucionar o maior número de problemas, usando técnicas de programação, no menor tempo possível e com menor quantidade de tentativas de resoluções possíveis.

“Quem resolver mais questões em menos tempo, ganha”, reforça o professor. Ele informou ainda que devem participar da competição equipes da Estácio e das universidades Estadual e Federal de Roraima (UERR e UFRR). As inscrições seguem abertas até o dia 26 de agosto.

A maratona é uma competição realizada anualmente pela SBC e é destinada a alunos de graduação nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação e Matemática.

A finalidade do evento é promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A competição também estimula o gosto pela programação e desenvolvimento de softwares para computadores nos alunos.

Em junho, os estudantes participaram do primeiro preparatório deste ano para a etapa nacional e a equipe da Estácio saiu campeã. A maratona nacional está marcada para o dia 14 de setembro e também vai acontecer no campus da Estácio.

“A melhor equipe se classifica para o Campeonato Brasileiro que acontecerá em Campina Grande (PB), em novembro”, informou Jonas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here