Pedido foi feito novamente nesta quarta-feira (14), pelo deputado Nilton Sindpol. Foto: Foto: Alex Paiva e Eduardo Andrade.

O deputado Nilton Sindpol (Patri) voltou a cobrar a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar se há irregularidades na aplicação de recursos públicos na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), nesta quarta-feira (14).

Em discurso na sessão plenária na manhã de hoje, ele pediu a sensibilidade dos demais deputados para garantir que a comissão inicie seus trabalhos o quanto antes.

De acordo com o deputado Renato Silva (PRB), autor do requerimento da CPI da Saúde, há uma urgência na instauração da comissão, pois somente a assistência à população não tem sido eficaz. 

Ao todo, foram colhidas assinaturas de 18 parlamentares em requerimento solicitando a CPI, depois que o ex-secretário estadual de Saúde, Ailton Wanderley, denunciou o suposto esquema de corrupção na pasta, ao deixar o cargo. 

“Não devemos admitir que Roraima, que sobrevive de repasses de FPE (Fundo de participação dos Estados), continue mantendo uma cooperativa que leva milhões todos os meses do erário público sem que tenha o retorno eficiente. As pessoas estão morrendo no HGR. O estado está piorando a cada dia”, disse o Nilton.

Segurança

O parlamentar declarou ainda que a ineficiência na gestão se estende a outras pastas, como a Polícia Civil, em que ele mesmo constatou a falta de estrutura nas delegacias após visitas às unidades policiais.

“A Polícia Civil completou 15 anos com quadro altamente defasado e enquanto isso, o cidadão se sente desamparado. A instituição merece uma atenção especial e nós estamos aí sem amparo dos investimentos que necessitamos.” 

O discurso do parlamentar teve apoio do deputado Marcelo Cabral (MDB), que criticou também a falta de delegacias em municípios como Amajari.

Em resposta, Renato Silva afirmou que teve reunião com o governador Antônio Denarium (PSL), na qual informou o compromisso dos deputados com a destinação de emendas ao Orçamento de 2020 para construção e reforma de delegacias.

Educação

Ainda durante a sessão, Nilton Sindpol também fez críticas à educação, citando como exemplo as irregularidades no serviço de transportes escolar e o fechamento da escola estadual 13 de Setembro.

O deputado Evangelista Siqueira (PT) disse também que o governo ainda não apresentou solução desde a audiência pública promovida pela Casa, há três meses, com o intuito de esclarecer a situação.

“A secretária de Educação garantiu,cque a escola não seria extinta. No entanto a comunidade já tem outra informação, de que aquela instituição será transformada para atender cursos do governo”, criticou Evangelista.

O Roraima 1 entrou em contato o governo, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here