Cerca de 21 mil alunos são atendidos em mais de 330 cursos ofertados pela instituição. Foto: Foto: SupCom ALE-RR.

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios completa dois anos nesta quarta-feira (14), comemorando a marca de 21 mil alunos atendidos em mais de 330 cursos ofertados. Situada na região mais populosa de Roraima, no bairro Silvio Botelho, a unidade foi criada para levar à população, gratuitamente, cursos antes restritos aos servidores do Poder Legislativo.

A Escola do Legislativo foi criada em 2003, mas, em 2017, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), decidiu ampliar esta política pública para a população, que passou a contar com cursos gratuitos em diferentes áreas, como idiomas, preparatórios para concursos públicos e vestibulares e também cursos de capacitação com foco no mercado de trabalho.

Segundo Jalser Renier, a unidade mostra que a Assembleia Legislativa de Roraima assumiu uma postura de conexão direta com a população.

“A Assembleia Legislativa se transformou porque entendeu que seu papel é melhorar a vida das pessoas deste Estado. A Escola do Legislativo é um exemplo importante da nossa sintonia com quem vive em Roraima, oferecendo oportunidades necessárias para a transformação pessoal e profissional de quem vive aqui”.

Alguns alunos frequentam a instituição desde a sua implantação. É o caso do autônomo Yves de Souza, que desde 2017, concilia o tempo entre os cursos e a criação do filho de seis anos. Recentemente, Yves descobriu o sonho de se tornar jornalista e já está se preparando para fazer o vestibular na área.

“Antes, eu estudava em casa, por meios próprios, mas desde que a Escola do Legislativo chegou aqui, no bairro, conheci os cursos e os professores sempre me incentivaram a estudar cada vez mais.”, contou.

Oportunidades

A Escola do Legislativo também mostra que a educação tem poder, e tem proporcionado aos alunos além de conhecimento, oportunidades. Um exemplo prático foi a ida de cinco alunos do curso de inglês para Malta, na Europa. Ainda esse ano haverá a seleção dos alunos de espanhol, prevista para o mês de dezembro. Em 2020 cinco alunos da turma de francês poderão fazer intercâmbio na França.

Ensino que transforma  

Professora de Português na instituição, Laeny Amaral explica que escola é uma oportunidade de realização de sonhos. “Eu mesma não conhecia a dimensão da Escola do Legislativo antes de trabalhar lá, então percebo que a Escola traz a realização de sonhos para os alunos que não têm condições financeiras de pagar um preparatório”, destacou.

Para a professora, além da educação, a unidade proporciona inclusão social. “Por meio da educação, conseguimos incluir socialmente pessoas que estavam alienadas por falta de oportunidade de estudo, e isso a Escola oferece aos alunos que estão podendo ter a chance de mudar de vida”.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, já passaram mais de 21 mil pessoas pela unidade de ensino da Assembleia Legislativa, nos quase 330 cursos ofertados. Para ela, é gratificante ver os alunos conquistando seus objetivos. “Temos alunos aprovados em vários vestibulares, concursos e processos seletivos. Isso é gratificante, o que mostra a diferença do trabalho da escola na vida dessas pessoas”, destacou.

Cristina ressalta que a proposta da Assembleia Legislativa é oferecer conhecimento a todos. “No ano passado, começamos a ofertar uma proposta diferente de cursos, buscamos sempre atender as demandas dos nossos alunos e esse é o nosso diferencial”.

Além da capital, a Escola do Legislativo também está presente nos núcleos da Assembleia Legislativa nos municípios de Alto Alegre, Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis. Em Boa Vista, a unidade está localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Silvio Botelho. Informações pelo 98402 3402.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here