Número de desempregados em Roraima cresceu 3,7%, em comparação com o mesmo período de 2018. Foto: Reprodução/IBGE

Roraima fechou o segundo trimestre de 2019 com 37 mil pessoas desempregadas, apresentando a segunda maior taxa desocupação do estado nos últimos cinco anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa quinta-feira (15).

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o quantidade de desempregados em Roraima cresceu 3,7%, ou seja, passando de 11,2% entre abril e junho de 2018, para 14,9%, no segundo trimestre deste ano.

Já diferença da taxa de desocupação relativa ao trimestre anterior foi de -0,1%, uma variação pequena que aponta para estabilidade da taxa. 

Por outro lado a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), revelou que até junho 212 mil pessoas estavam empregadas. Deste total, 56 mil declaram trabalhar por conta própria.

“Houve estabilidade tanto frente ao trimestre anterior, 55,1%, assim como em relação ao mesmo trimestre de 2018, 54,9%”, destacou o IBGE.

Só de janeiro a março houve redução de 6 mil empregados no setor privado com carteira assinada e um aumento de 4 mil, sem carteira assinada. Já no setor público o crescimento foi de mil pessoas. 

O estudo revelou ainda que nos três primeiros meses do ano houve queda de 17 mil no número de ocupações entre trabalhadores independentes com e sem CNPJ.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here