Rede social Facebook do governador só tem selfies e agronegócio (Imagem: Reprodução)
Internautas pedem socorro e fazem críticas em postagens do governador (Imagem: Reprodução)

Qualquer pessoa que o procura em seu gabinete ou mesmo o aborde durante suas visitas a órgãos e locais públicos, o governador Antonio Denarium (PSL) pede imediatamente que as pessoas façam uma selfie ao seu lado e publiquem a foto no Facebook. Ele fica esperando para ver a publicação, pressão que os interlocutores não conseguem fugir. Essa é a nova forma que o governador encontrou para fazer propaganda positiva e mostrar que tem apoio popular.

O Facebook é o local da utopia política de Denarium, que constrói ali um governo que ele diz estar muito bem, cercado de apoiadores por todos os lados. É ali que os hospitais estão funcionando, onde a violência foi reduzida, o agronegócio funciona e tudo caminha bonitinho. Com esse comportamento, ele disputa com a prefeita Teresa Surita (MDB), a qual idealiza uma cidade perfeita no seu perfil no Twitter, onde tudo parece colorido e iluminado.


Alguns cidadãos perceberam que o governador tem no Facebook o “governo ideal” e por isso arriscam postagens muitas vezes ignoradas ou deletadas para pedir socorro, revelando a distopia que todo político abomina, mostrando a realidade de quem está submetido às mazelas do poder público. Outros internautas fazem apenas críticas para contrapor as postagens, muitas vezes bem pertinentes, revelando a insatisfação de seu voto.

Assim como a prefeita foi reeleita com uma expressiva votação, que a faz surfar nesse banzeiro positivo de bons ventos que sopram a favor, Denarium também crer que está em uma situação semelhante, bem confortável, pois foi eleito pela onda nacional do bolsonarismo que pregou mudanças a partir de uma “nova política”. O governador acha que tudo continuará assim, com as pessoas acreditando no que foi prometido.

Como a próxima campanha eleitoral está um pouco distante e os grupos ainda estão em intensas conversações, o governador não tem uma oposição de verdade, mas ele nem se dá conta disso e acha que o banzeiro vai se transformar numa onda gigante a seu favor. Teresa, bem experiente nessa arte, sabe que não é assim e já tem formado seu para-choque político para quando tiver uma oposição formada. Ela sabe o que lhe aguarda…

É essa realidade que ilude o governador, achando que vai construir uma nova política a partir das redes sociais, enquanto a vida real das pessoas continua com a maternidade pública na beira do precipício, segurança pública caótica, sistema prisional como uma panela de pressão pronta para explodir, educação fragilizada especialmente na zona rural e comunidades indígenas e outras mazelas denunciadas em postagens do Facebook do governador como pedido de socorro.

Se alguém não puxar o governador pelo braço e mostrar para ele que existe uma vida real pulsando longe das selfies, o sofrimento do povo só irá aumentar. Afinal, as pessoas acreditaram que esse grupo, que se elegeu sob a bandeira da “não-política”, iria acabar com a velha forma de se fazer política e resolver os grandes problemas que nunca permitiram tirar Roraima do buraco. E não é isso o que está acontecendo.

O discurso de culpar a administração anterior não cola mais. Embora ainda não se tenha completado um ano de governo, já era tempo de esse grupo que aí está ter imprimido sua marca e indicado o caminho das mudanças. O que se viu até agora foi um governo apenas preocupado em ajudar o agronegócio e os grandes empresários.

O exemplo está na realização do Arraial do Parque Anauá, onde as bandeiras das festas juninas foram substituídas pelas propagandas de uma marca de cerveja, e na organização da Feira do Agronegócio, no Parque de Exposição, onde tudo indica que o governo excluirá os pequenos produtores e privilegiará somente os grandes.

Enquanto isso, o povo só de olho nas selfies do governador….

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here