Foto: Alex Paiva

Como parte da programação do Assembleia ao Seu Alcance nesta quinta-feira (5), no segundo dia de Roraima AgroShow, alunos da Escola Estadual Professora Maria dos Prazeres Mota participaram de um bate-papo sobre os direitos do consumidor com o Procon Assembleia, e aprenderam a usar as tecnologias na fiscalização de serviços públicos, pelo programa Fiscaliza Roraima.

A técnica do programa, Ana Freitas, explica que é a primeira vez que o Fiscaliza Roraima passa orientação para o público jovem, e depois dessa experiência, a proposta é intensificar essa ação educativa nas escolas. “Esse assunto também é importante para os jovens, uma oportunidade de mostrar que o cidadão pode fiscalizar os serviços públicos”, explicou.

Para a estudante Aline Mota, de 17 anos, reivindicar os direitos não é apenas assunto de adulto. “Eles nos passaram os números para ligar, caso seja preciso denunciar algum produto com defeito ou para falar sobre a nossa rua ou bairro. Gostei bastante, quero que tenha mais eventos como esse”, disse.

Além de informação, houve também momentos de lazer, com o programa Cine Ale, no qual são exibidos filmes gratuitamente para a comunidade, com a exibição dos filmes Jurassic World 2 e Bumblebee.

Para o aluno da Escola Estadual Maria de Lourdes Neves, Wallacy Mota, de 16 anos, essa atividade foi um momento divertido, com direito a pipoca e refrigerante. “É muito legal, sempre é bom convidar os alunos para assistir um filme, e ver os animais no evento. É uma forma de lembrar da minha infância, pois cresci na fazenda”, disse.

Pela noite, uma das apresentações culturais da Escola do Legislativo foi uma peça teatral baseada na obra Emília no País da Gramática, do Monteiro Lobato. Para a professora, Laeny Amaral, o teatro ajuda os alunos a perderem a timidez e terem o contato com a língua portuguesa. “Sempre indico leituras para os meus alunos, para estudarem a gramática de forma lúdica. A peça ajuda e facilita, por exemplo, se o aluno tiver que ir a uma entrevista de emprego”, explicou.

A programação do Assembleia Ao seu Alcance segue até sábado (7), e a população além de participar do evento, pode buscar atendimento ao Procon Assembleia, órgão de Defesa do Consumidor do Poder Legislativo e ao Fiscaliza Roraima, programa que ajuda a averiguar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. As mulheres também podem procurar a equipe do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), para receberem orientações sobre os serviços de proteção e como denunciar.

Confira a programação da Assembleia ao Seu Alcance nesta sexta-feira (6):

 Palestras

Direito do Consumidor – advogado Samuel Weber – Procon Assembleia – 16h

O uso de tecnologias na fiscalização de serviços públicos – técnica do programa Fiscaliza Roraima – Lena Fagundes – 16h25

O que é o tráfico de pessoas e as políticas púbicas para evitar esse crime – procuradora geral adjunta da Mulher, Socorro Santos – 16h50

A importância da paternidade e a masculinidade hegemônica – bacharel em direito, Andel Veras e psicóloga Antônia Calheiros – 17h20

Qualificação profissional e políticas públicas de inclusão – diretora da Escola do Legislativo – 17h40

Aulão preparatório Semges (Secretaria Municipal de Gestão Social) – com os professores da Escola do Legislativo, Lausson Magalhães, Laeny Amaral, Roniere Freitas, Laize Pimentel e Abel Mangabeira – 19h

Atividades educativas

Informática como se comportar no mundo virtual – professor da escola do Legislativo, Roniere Freitas – 17h

Técnicas de grafite – professor da Escola do Legislativo, Ricardo Aguiar –17h

Apresentações culturais

Coral dos alunos do curso de libras – Escola do Legislativo – 18h30

Salsa dos alunos do curso de espanhol – Escola do Legislativo – 18h10

Balé – Abrindo Caminhos – 19h

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here