3º Fórum de Bagagem BVB 2019 ocorreu no auditório Infraero. Foto: SupCom ALE-RR

Quando se trata de viagens aéreas, um dos problemas que o passageiro pode enfrentar é o extravio de bagagens. O Procon Assembleia deu orientações sobre o assunto durante o 3º Fórum de Bagagem BVB 2019, no auditório Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), na nessa sexta-feira (6).

Segundo o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues, alguns cuidados podem ajudar o consumidor caso isso aconteça.  O primeiro passo é registrar uma ocorrência na companhia aérea imediatamente. 

“Guarde uma cópia da ocorrência, e se ocorrerem despesas devido à esta situação, o passageiro deve ser ressarcido, conforme os comprovantes dos gastos”, explicou.

Segundo o diretor, se o consumidor não obtiver uma resposta da companhia aérea dentro do prazo de 30 dias. “Ele pode procurar o Procon Assembleia que vai notificar a empresa, e poderá passar por uma audiência de conciliação’, disse.

Outro alerta do diretor é que se o consumidor precisar carregar itens de alto valor na bagagem despachada, por segurança, o passageiro deve solicitar uma declaração ou formulário da companhia, guardar as notas fiscais e tirar fotos e fazer vídeos dos objetos.

Fórum

O evento reuniu os profissionais que trabalham em companhias áreas, desde o setor de bagagem até o atendimento ao público.  Jhonatan Rodrigues reforçou que um bom atendimento é determinante na hora de lidar com uma reclamação de um consumidor. “A melhor coisa é resolver o quanto antes, evitando transtornos como um processo judicial”, explicou. 

Segundo o gerente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Paulo Portugal, o evento busca discutir práticas para melhorar o serviço em relação às bagagens. Segundo ele, a participação do Procon Assembleia ajuda na compreensão sobre as principais insatisfações dos consumidores em relação a este serviço.

“Nosso objetivo é mostrar boas práticas que a empresa faz no atendimento ao cliente. Pedimos a participação do Procon Assembleia porque ele lida diretamente com os consumidores e as demandas, visto que é muito importante saber quais são as insatisfações do cliente em relação a empresa, e no que podemos melhorar’, disse.

O consumidor que enfrentar dificuldades nesta questão, pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, Centro. O telefone para contato é 4009-4826.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here