Foto: Alex Paiva

Dois depoimentos chamaram atenção durante sessão especial voltada à valorização da vida e a prevenção do suicídio, realizada nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa de Roraima. Enquanto a estudante Jhenne Morais contou sobre como superou a depressão, a técnica em enfermagem, Diane Ferreira, relatou a dor dos familiares de quem tirou a própria vida. A solenidade reuniu autoridades e palestrantes que abordaram temas como os sinais de alertas e como as redes sociais podem ter relação com a saúde mental.

Jhenne tentou tirar a própria vida aos 14 anos. Pouco a pouco, ela conseguiu se reerguer e hoje, com 17 anos, realiza palestras para levar informações sobre o assunto e incentivar a valorização da vida. “Eu acredito que se todas as pessoas tivessem conhecimento sobre a doença antes de passar por esse processo, elas saberiam lidar melhor”.

Já Diane perdeu um irmão e um tio na luta contra o suicídio. Durante o evento ela compartilhou os sentimentos de quem sofre com a perda de alguém próximo nessa situação. “A gente não consegue responder o porquê a pessoa se foi. As pessoas vêm para saber isso e eu digo que se havia um motivo, o meu irmão levou, o meu tio levou”, disse emocionada.

O evento foi requerido pela deputada Ione Pedroso (SD), e realizado em parceria com os deputados Catarina Guerra (SD) e Evangelista Siqueira (PT), que também lutam pela causa na Casa Legislativa. A autora da proposição explicou que ações de sensibilização sobre o tema também têm sido levadas ao interior do Estado. “É importante sensibilizar a sociedade sobre a valorização da vida e que sempre existe uma vírgula para a gente recomeçar. Queremos até o final do mês, conseguir levar informação a toda população”, ressaltou Ione Pedroso.

Estiveram presentes os deputados e deputadas, Coronel Chagas (PRTB), Aurelina Medeiros (Pode), Lenir Rodrigues (Cidadania), Betânia Almeida (Pv), Gabriel Picanço (Republicanos), Chico Mozart (Cidadania), Nilton Sindpol (Patri), Marcelo Cabral (MDB) e Jânio Xingu (PSB).

Foto: Alex Paiva

Sinais de Alerta

O psicólogo Wagner Costa palestrou sobre como identificar os sinais dados em casos de possíveis suicídios. Ele apontou que as pessoas tendem a transparecer a exaustão mental em frases como “eu preferia estar morto” ou “eu não aguento mais”.

Segundo ele, muitas pessoas buscam no suicídio a solução para o sofrimento. Por isso, é importante prevenir, oferecendo soluções e ajuda para esta pessoa enfrentar o problema apresentado.  “Uma estatística grave, 60% das pessoas que cometem suicídio nunca procuraram a ajuda de um profissional de saúde mental. Porém tem outra estatística interessante, 80% das pessoas que se matam, no mês que cometeram o suicídio, buscaram ajuda com alguém, mas o nosso grande problema é que não estamos dispostos a acolher o outro”, salientou o psicólogo.

Redes sociais

Na ocasião, o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/RR (Ordem dos Advogados do Brasil), Michel Nóbrega, trouxe informações sobre como as mídias sociais influenciam na saúde mental dos internautas. “Este também é um campo de enfrentamento, pois cria a falsa sensação de felicidade, e as pessoas veem aquilo como uma regra da realidade.”

Ao levantar a questão, ele pontuou que esse campo merece ser alvo de políticas de enfrentamento, como por exemplo, a difusão de informações positivas que se sobressaiam às negativas. O advogado frisou ainda a importância da denúncia em casos de postagens que, de alguma maneira, incentivem ou induzam ao suicídio

A tenente e psicóloga do Corpo de Bombeiros, Sandra Menezes, explicou sobre a abordagem humanizada que a equipe adota frente ao ato de suicídio. A programação ainda contou com uma apresentação musical do coral do Abrindo Caminhos e para interagir com um público, uma “Caixinha do Desabafo” passou entre os presentes para que eles pudessem expressar alguma situação que estejam passando.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here