Prefeitura anunciou substituição de rotatória por semáforo na Avenida Brasil (Foto: Divulgação/PMBV)

Chega a ser irônico o fato de a Prefeitura de Boa Vista, depois de gastar R$67 milhões em um Plano de Mobilidade Urbana, comemorar a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Brasil (trecho urbano da BR-174 sul) com a Avenida Centenário. Embora a rotatória do local não consiga mais dar fluidez ao tráfego em horário de pico, por sua vez a sinaleira não vai garantir a eliminação de estrangulamento no trânsito.

Muito pelo contrário, haverá choro e ranger de dentes por parte dos condutores, pois o semáforo irá fazer com que os condutores esperem mais tempo no sinal vermelho, causando congestionamentos ainda piores do que os registrados atualmente. Significa que um semáforo é uma solução paliativa, com anos de atraso, e somente um viaduto irá resolver definitivamente o problema de mobilidade ali, naquele trecho. Mas quem disse?

É assim que a administração da prefeita Teresa Surita (MDB) trata a questão de mobilidade urbana, instalando semáforos com anos de atraso, em vez de viadutos e passarelas para pedestres, sem investir em transporte público com a finalidade de que mais pessoas peguem ônibus e deixem de andar de carro, moto e bicicleta no conturbado trânsito boa-vistense.

Mas é impensável que isso ocorra. Os ônibus sempre estão superlotados em horário de pico e, nos demais, demoram tanto a ponto de ninguém saber se as pessoas nas paradas de ônibus estão à espera do transporte público ou se são venezuelanos em busca de abrigo. Nas paradas climatizadas há venezuelanos que as utilizam para passar o dia ou mesmo para dormir.

Enquanto faltam viadutos, ninguém sabe como os milhões foram gastos em um suposto Plano de Mobilidade. Houve até uma promessa mentirosa, na última campanha, de que a Prefeitura iria construir um mergulhão para substituir o semáforo do Ibama. Hoje ninguém mais ouve falar sobre isso. A rotatória da Praça Simon Bolívar também se tornou um tormento para condutores a qualquer horário, mas o assunto é ignorado solenemente.

Diante da jurássica engenharia de trânsito municipal, a comemoração de instalação de semáforos mais parece ações de políticos em pequenas cidades de interior. Não podemos nos esquecer que, não faz muito tempo, autoridades do mais alto escalão da política roraimense participaram da solenidade de inauguração de uma pequena escada rolante na sala de embarque do Aeroporto Internacional de Boa Vista. Cenas dignas da antiga novela Saramandaia.

*Colunista

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here