Foto: Arquivo/Neto Figueredo/Secom-RR

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informou por meio de nota que assim que tomou conhecimento das irregularidades relacionadas ao desvio de medicamentos no HGR (Hospital Geral de Roraima), iniciou todos os procedimentos necessários para apurar a conduta dos suspeitos.

O caso acabou sendo descoberto no final de julho deste ano, após a pasta constatar o sumiço de ampolas de anestésicos de diversos tipos. O material estava em poder de uma servidora da unidade que foi atendida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os paramédicos encontraram os medicamentos na casa da servidora.

Diante das suspeitas, uma vez que o sumiço ocorreu horas após o setor farmacêutico do HGR notar a ausência de medicamentos que serviriam para suprir a demanda de cirurgias no período de duas semanas, a direção da unidade fez o registro do fato em B.O (Boletim de Ocorrência). Esse documento serviu de base para que a DRCAP (Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública) iniciasse o processo de apuração das informações.

Ao todo, segundo a Polícia Civil, três pessoas foram presas durante a operação, sendo uma em flagrante delito. No entanto, antes mesmo da execução da referida ação policial, a Sesau já havia feito a transferência de dois servidores para outras unidades, a fim de evitar a prática continuada do delito. Como um deles não se apresentou ao posto de trabalho até o presente momento, foi instaurado um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) por abandono de cargo, fato que deve ocorrer também com o outro investigado.

Na avaliação da Sesau, todas as ações realizadas pela DRCAP na manhã desta quinta-feira, 19, são positivas, especialmente em razão de todas as Secretarias do Governo estarem em força conjunta para combater de forma definitiva todas as mazelas e atos de corrupção dentro da administração pública, sem distinção.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here