Escola Vitória Mota Cruz realiza III Encontro com a Família na Escola. Foto: Secom/Seed

Neste sábado (21) será dia letivo na rede estadual de ensino e as escolas promoverão diversas ações pedagógicas e recreativas como Feira de Ciências e projetos culturais. Os eventos serão pela manhã e à tarde nas dependências das escolas.

A Feira de Ciências ocorrerá nas escolas São José, General Penha Brasil, Oswaldo Cruz e São Vicente de Paula e todas trabalharão a “Bioeconomia: diversidade, riqueza e desenvolvimento sustentável”, tema da Feira de Ciências Estadual 2019.

O objetivo das Feiras nas escolas é divulgar a produção de conhecimentos dos projetos pedagógicos e de pesquisas científicas desenvolvidos pelos estudantes ao longo dos bimestres letivos.

“É importante a participação dos alunos nas Feiras de Ciências porque desenvolve a ciência nas escolas, além de promover a integração de conhecimentos, trabalho em equipe, entre outras situações”, explicou Gisele de Oliveira, coordenadora de iniciação científica do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Feira de Ciências Estadual 2019 ocorre em quatro escolas. Foto: Secom/Seed

Para realização das Feiras de Ciências escolares, a Seed promoveu a capacitação de 43 professores das escolas da capital, com orientações sobre o tema da Feira deste ano e esclarecimento de dúvidas para elaboração de trabalhos científicos.

Já a Escola Estadual Tancredo Neves, promoverá atividades do projeto “Despertando o saber através de gincanas, jogos e interações sociais”, que tem o objetivo de promover uma aprendizagem alternativa.

No projeto, que já é bem tradicional na instituição de ensino, os alunos trabalham todas as disciplinas por meio de atividades físicas e de raciocínio lógico. A ação também busca despertar nos estudantes a solidariedade com a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados às famílias carentes.

“O projeto visa trabalhar de forma diferenciada os conteúdos vistos em sala de aula de uma forma mais prazerosa para os alunos. Trabalhamos o social, o pedagógico e a parte física. É um projeto bem legal que tem ótima aceitação por parte dos alunos”, explicou Ricardo de Araújo, coordenador do projeto.

Família na escola

A Escola Estadual Vitória Mota Cruz promove neste sábado o “III Encontro com a Família na Escola”, a partir das 8h. Serão realizadas apresentações musicais, de dança e teatro, além de apresentação de poesias e palestras educativas sobre “Direitos Assegurados – Setembro Verde e Amarelo”, com a promotora Jeane Sampaio, do MPRR (Ministério Público de Roraima).

Também haverá salas temáticas com atividades como xadrez, cinema, leitura e bazar. Serão realizadas ainda atividades esportivas. A escola também aproveitará a data para realizar a culminância das ações da campanha Setembro Amarelo, e celebrará o Dia da Árvore, além do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, ambos comemorados em 21 de setembro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here