Ao se eleger prometendo que iria não apenas manter o Crédito do Povo como também aumentar o valor do benefício, o governador Antonio Denarium  (PSL) fez o inverso.  Ele decretou o fim do benefício social e anunciou um “novo programa” a partir de um profundo corte no número de pessoas beneficiadas.

Antes de tudo, trata-se de mais uma prova de que ele está administrando para os grandes empresários, uma vez que o Crédito do Povo foi criado por lei e representava, desde muito tempo, uma verdadeira distribuição de renda que o governo fazia ao povo mais pobre.

Esse benefício, que tinha o nome original de Vale Alimentação, surgiu para  substituir a distribuição de alimentos que o então governador Ottomar Pinto implantou na década de 1980, que ele fazia pessoalmente em mãos para as pessoas nas filas intermináveis e sem critério algum.  Qualquer um entrava na fila e recebia buchada, peixe, frango ou o que fosse.

Hoje, com o governador Denarium, o benefício social foi ferido de morte, já com 14 mil pessoas excluídas sumariamente diante da promessa de mais cortes por meio de um suposto cruzamento de dados. Se isso for realmente concretizado, não restará ninguém, uma vez que as pessoas mais pobres que têm (ou tinham) o nome limpo, emprestam seus nomes para conhecidos e familiares financiarem carro, moto e casas, além de empréstimos bancários.

O governador Denarium, ao anunciar  a criação de um “novo” programa, não só estará implantando a maior injustiça social de todos os tempos como também já está cometendo uma flagrante fraude eleitoral, uma vez que  prometeu manter o Crédito Social com aumento do valor do benefício.

O roraimense já vem sendo castigado pelo desgoverno que permite agravar o sucateamento da saúde pública, com hospitais superlotados por causa do êxodo venezuelano, e da segurança, que não consegue sequer gasolina para os carros da polícia executarem as rondas ostensivas, essenciais nesses momentos  difíceis.

Em tempos de imigração, as famílias mais pobres de Roraima não têm a quem recorrer, uma vez que os programas sociais e ajuda de entidades e organizações não governamentais concentram seus olhares para os venezuelanos, que chamam a atenção da opinião pública mundial e, por isso, conseguem apoio e financiamento internacional.

Só falta o governo vir a público dizer que em Roraima não tem mais pobres e decidir que vai colocar venezuelanos para receber o benefício. Afinal, o enxugamento que está sendo feito nos beneficiários caminha para isso, já que a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social promove um corte  generalizado.

Enquanto executa essa faxina social no seu governo, Denarium faz festa para grandes empresários e governa favorecendo o agronegócio. Definitivamente, esse governo que aí está ama os mais ricos e odeia os pobres.  Estamos assistindo ao início de uma grande desgraça social que galopeia rápida sob as ordens de Denarium.

*Colunista, idealizador do site www.roraimadefato.com.br

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here