Foto: acervo pessoal

Conhecida pelas paisagens exuberantes, a área do baixo Rio Branco é o destino mais procurado em Roraima dos praticantes da pesca esportiva. E a partir desta sexta-feira (18), diversos grupos de pescadores profissionais e amadores estão se dirigindo até a região. Está aberta a temporada de pesca esportiva em Roraima.

Segundo Jadson Santos, praticante do esporte, são esperados visitantes de várias partes do Brasil e até de fora do país, em busca de espécies típicas da região, como o Tucunaré Açu, bagres, entre outros.

“O fundo comunitário vem trabalhando para desenvolver o turismo de pesca esportiva já que isso desenvolve a região e gera vários empregos neste período forte de turismo, que vai de outubro à fevereiro, em Santa Maria do Boiaçu, no baixo Rio Branco”, disse.

Ainda segundo Jadson, já que a movimentação turística aumenta consideravelmente, a pesca esportiva tem ajudando a preservar a natureza e fortalecer a economia na região. “Só pra se ter uma ideia, as empresas especializadas fecham os pacotes com deslocamento aéreo, hospedagem e acompanhamento profissional de uma semana. Isso é a renda de muita gente nas comunidades”, destacou.

Qual a diferença entre a pesca esportiva e a predatória?

Ao contrário da pesca predatória ou de subsistência, em que o pescador depende diretamente da prática para a sua sobrevivência, a pesca esportiva tem regras e convenções, visando tornar o esporte mais saudável e com menor impacto para o meio ambiente e também para despertar a competitividade entre os praticantes.

Nessa modalidade, o objetivo do pescador não é comer ou vender o peixe, que deve ser devolvido com vida à água, caracterizando o esporte pela busca por desafios maiores, peixes fisgados de maiores dimensões e a dificuldade de sua captura, mas também sendo necessário tomar cuidados para que os peixes possam ser devolvidos ao seu hábitat sem maiores danos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here