Foto: Secom

Em Roraima foram criados 605 novos postos de trabalho com carteira assinada, só mês passado. Após sete meses consecutivos de bons números na geração de empregos formais, setembro registrou o melhor resultado mensal até o momento, informou a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) neste domingo (20).

Dados da pasta apontam que houve um aumento acumulado em 2019 de 3,02% no número de empregos formais em Roraima, sendo o melhor resultado relativo de toda a região Norte, que em média cresceu 1,98% neste ano.

Além de ser o que mais cresceu na a região, Roraima ficou acima da maioria dos estados brasileiros, ocupando a 5ª posição dentre as unidades da federação, abaixo apenas de Mato Grosso (4,77%), Mato Grosso do Sul (3,80%), Santa Catarina (3,66%) e Goiás (3,36%).

“No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o saldo de empregos formais ficou positivo em 1.604 postos de trabalho. Valor bem acima do apresentado no mesmo período do ano passado quando o resultado ficou negativo em 293 postos”, explicou titular da pasta, Marcos Jorge de Lima.

Entre os municípios do estado, Boa Vista foi o município que mais gerou empregos formais, com saldo acumulado no ano de 1.091 novos empregos. Em segundo lugar ficou Pacaraima, com 126 postos de trabalho, seguido por Cantá com 118, e Rorainópolis, com 100 novos postos de trabalho.

Comparando com o mês de agosto, houve um incremento de 119%. A construção civil foi o setor que mais gerou postos de trabalho em setembro, sendo criados 260 empregos, em segundo lugar ficou o comércio, com a criação de 231.

Outros setores que também apresentaram resultados positivos no mês de setembro foram serviços (73), agropecuária (18), indústria de transformação (18), extrativa mineral (9), e serviços industriais de utilidade pública (7).

Com a aproximação das festas de fim de ano, há expectativa para o surgimento de novas contratações de trabalhos temporários no comércio varejista.

Comentários no Facebook