Faixas cobram legalização da atividade. Foto: Roraima 1

Garimpeiros seguem nesta terça-feira (22) com o protesto por regulamentação da atividade em Roraima. Os manifestantes estão acampados pelo 12º dia no Centro Cívico de Boa Vista, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo.

O protesto começou com bloqueio de um trecho da BR-174, nos dois sentidos, na zona urbana de Boa Vista. Após solicitação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), segundo informou um dos representantes da Cooperativa, eles deixaram a rodovia e seguiram para o Centro da cidade.

Um grupo de garimpeiros foi recebido pelo governador Antonio Denarium (PSL), no último dia 11 de outubro, mas a regulamentação da atividade e a retirada do exército das áreas de extração, que é o pedido dos manifestantes, dependem do governo federal.

Nesta terça-feira, um carro de som anuncia que hoje é o ‘Dia D’ do protesto e convocam a classe para fortalecer o movimento. Está previsto para às 14h uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima para debater sobre o garimpo no estado.

O debate foi proposto pelo vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSB). Entre os assuntos a serem debatidos na audiência estão a identificação de potencialidades do subsolo e execução de ações para exploração dos recursos existentes com o mínimo de efeitos colaterais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here