No prédio da Assembleia, o programa contará com duas salas e oito servidores do Legislativo. Foto: Roraima 1

A partir de agora, ex-detentos do sistema prisional de Roraima contarão com apoio para inserção no mercado de trabalho e no âmbito social. Nesta segunda-feira (4), foi inaugurado em Boa Vista o primeiro escritório da Justiça Presente do país, o Escritório Social.

O escritório vai funcionar no prédio da Assembleia Legislativa de Roraima, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro da cidade. A ação é uma parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A solenidade da inauguração ocorreu na manhã de hoje. Representantes dos três poderes estiveram no prédio da Assembleia de Roraima para explicar sobre o programa e os benefícios aos egressos do sistema prisional.

O corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, comentou sobre o acesso que o judiciário passou a ter e sobre a importância de preparar condições aos ex-detentos que retornam à sociedade. “Se não prepararmos condições mínimas, essas pessoas vão sair pior”, disse.

Para o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, a proposta tem como ponto o amparo, a justiça social. “Teremos a articulação de toda rede pública e estadual para dar os devidos encaminhamentos. Ter a consideração que também [ex-detentos] são cidadãos”, explicou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jalser Renier (SD), comentou que o trabalho social irá trazer oportunidades para o recomeço e a redução dos altos índices de violência. “Fomentar ações com egressos do sistema prisional para superar seus obstáculos”, disse, acrescentando que o poder Legislativo tem mantido uma relação amistosa com o Judiciário.

No prédio da Assembleia, o programa contará com duas salas e oito servidores do Legislativo. A equipe multidisciplinar vai realizar atendimentos jurídicos e psicossocial, com psicólogos, advogados e assistentes sociais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here