Já está confirmado que se tratou de um estelionato eleitoral a promessa da construção de um “mergulhão”, pela Prefeitura de Boa Vista, no cruzamento das avenidas Venezuela e Brigadeiro Eduardo Gomes, local mais conhecido como “semáforo do Ibama”.  Foi apenas  uma mentira pregada na campanha eleitoral para ajudar na reeleição da prefeita Teresa Surita (PSL).

Enquanto isso, só aumenta o fluxo de veículos que convergem para aquele trecho diariamente, a qualquer hora do dia, já que aquela rota é utilizada por quem mora em vários bairros: Cauamé, Caranã, Jardim Caranã, União, Santa Teresa, Piscicultura e Cidade Satélite. Este último é o que mais tem crescido e que irá crescer mais ainda por ser um dos poucos que dispõe de grande área para expansão. E imensos conjuntos habitacionais já estão sendo construídos por lá.

Quem mora naquele setor não tem outra alternativa de tráfego, a não ser cair nas já congestionadas avenidas Princesa Isabel e Mário Homem de Melo.  Na verdade, a Princesa Isabel obriga o condutor a seguir de volta para o semáforo do Ibama ou para a Mário Homem de Melo como opção para se chegar ao Centro.  E tudo se torna um tumulto em horário de pico.

O que é confusão diária acaba se tornando caos generalizado quando ocorre um acidente nessas e outras vias secundárias, ou quando há alguma interdição por causa de obras. Situação semelhante ocorre com os moradores dos demais bairros do Zona Oeste que só têm as avenidas Mário Homem de Melo e Brasil para se chegar ao Centro.

Esse é apenas um dos aspectos que aponta a falta de um planejamento urbano e de um plano de mobilidade que até aqui foi uma farsa apenas para justificar um gasto de R$65 milhões tomados de empréstimo que a população boa-vistense terá que pagar, queira ou não.

Enquanto finge que organiza a cidade, enchendo as praças de estátuas de animais engraçadinhos,  alegando  que é um investimento na primeira infância, a população caminha para uma alucinação no trânsito boa-vistense que irá castigar uma população acostumada a ruas largas e fluidez no tráfego.   Todos irão pagar por uma cidade bonitinha de ser ver, mas um terror  para se viver por causa do trânsito, em um futuro não muito distante.

Essa conta ficará para o próximo administrador ou administradora, e principalmente para o povo pagar. Corremos o risco de lá na frente descobrirmos da pior forma que fomos ludibriados, enquanto terá gente sorrindo de bolsos cheios bem longe daqui.  O tempo vai dizer…

*Colunista

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here