Abrindo Caminhos é um dos programas sociais criticados por deputado Soldado Sampaio nesta quarta-feira (13). Foto: Arquivo - Lucas Almeida/ SupCom-ALE

Durante pronunciamento na manhã desta quarta-feira (13), o deputado Soldado Sampaio (PC do B), líder do governo na Assembleia Legislativa de Roraima, afirmou ser contrário à iniciativa do Poder Legislativo de manter programas sociais de atendimento à população de Roraima.

“A Assembleia perdeu o foco, se você olhar nas redes sociais da Assembleia, na televisão, você vê a Assembleia ministrando cursos de laços de tiara, promovendo balé. É interessante, as crianças merecem, os pais de família merecem, mas não é papel do Legislativo”, disse.

A deputada Betânia Almeida (PV) rebateu. “Eu fui uma mulher que chegou em 1998 aqui no estado de Roraima, e não tinha uma Escolegis para fazer curso de artesanato, então eu vim com a base do artesanato da Paraíba, e durante muito tempo eu sustentei minha casa com laços de fita e lembrancinhas de pergaminho. Então, eu gostaria muito que, se possível, o senhor pudesse se retratar porque se o senhor não sabe, isso é uma profissão honrosa. É um trabalho, e isso o que a Assembleia tem oferecido, o curso de laço, é para que muitas mães de família que sofrem violência doméstica, que passam por N situações, consiga trazer para o seu lar o ganha-pão”, rebateu.

Programas em questão

O Abrindo Caminhos, programa ao qual o deputado Sampaio fez referência, já atendeu a mais de sete mil crianças e adolescentes em todo o estado, com uma série de atividades extra classe, como balé, coral, informática, jiu jitsu e teatro, entre outras, inclusive revelando talentos em competições nacionais e internacionais.

A oficina de laços citada pelo parlamentar é uma das ações do programa no sentido de profissionalizar e capacitar os pais das crianças atendidas pelo projeto, visando a geração de emprego e renda e fim da dependência do Poder Público. A divulgação citada por Sampaio é justamente de uma família que já está usando o que aprendeu para garantir uma renda extra com a comercialização dos produtos.

Além do Abrindo Caminhos, a Assembleia Legislativa de Roraima possui outras iniciativas com foco na melhoria de vida do cidadão, como a Escola do Legislativo, que já atendeu a mais de 30 mil pessoas com a oferta de cursos, oficinas, aulas preparatórias, entre outras atividades.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here