Foto: reprodução Facebook

O que a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), tem em comum com o governador Antonio Denarium (APB)? Em princípio, na carreira política não há comparação, uma vez que Teresa é uma veterana e Denarium um neófito que não consegue sair da sombra dos que tentam  aproveitar-se de sua ingenuidade política.

A única semelhança entre eles é que, assim como Denarium, Teresa tem uma amplo histórico de querer beneficiar grandes empresas. Mas a semelhança para por aí. Enquanto o governador faz de tudo para favorecer seus parceiros empresários, todos estabelecidos aqui, a prefeita mostra-se contumaz em amparar na sua administração grandes empresários de fora, especialmente de São Paulo.

Essas empresas paulistas faturaram milhões há duas décadas de administração de Teresa, sendo contratadas e recontratadas sob licitações contestadas judicialmente ou sob denúncias que nunca avançaram no Ministério Público.  Somente a empresa responsável pela coleta de lixo, instalada num luxuoso prédio de um condomínio industrial em SP, a Sanepav, já faturou quase meio bilhão de reais nas cinco administrações de Teresa.

Agora surge mais uma denúncia no Ministério Público de Contas (MPC) dando conta de que a Prefeitura de Boa Vista tenta favorecer outra empresa paulista, a Urbeluz, sediada em um bairro comercial de luxo, que também há 20 anos vem sendo contratada e recontratada para realizar serviços de iluminação pública em Boa Vista.

Enquanto isso, na Câmara de Boa Vista, vereadores se limitam a aprovar projetos criando semana de conscientização disto e daquilo, deixando a Prefeitura livre para agir sem qualquer fiscalização. Nessa liberdade toda, empresas paulistas acabam ficando com uma gorda fatia do dinheiro público que deveria gerar mais riquezas na Capital roraimense.

Teresa sempre atuou sob um impressionate silêncio ao longo dessas duas décadas, quando se trata de contratar grandes  empresas de fora.  O eleitor  não pode mais ficar sendo expectador de fachadas enquanto a verdade flui por debaixo dos panos. É por isso que ele deve ficar de olho na atuação dos vereadores, que foram eleitos para fiscalizar.

Assim também como precisa  ficar de olho bem aberto para  Denarium, que flagrantemente tem preferência pelos grandes empresários. Somos um Estado pobre que prioritariamente precisar apoiar e subsidiar os pequenos. Se isso continuar, dando preferência aos grandes, iremos ver um grande estrago em Roraima muito antes de encerrar esse atual mandato. Olhos abertos…

*Colunista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here