Servidores concentram greve em frente ao Hospital Geral de Roraima. Foto: Reprodução/Facebook/Sindprer

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem suspenderam as atividades por tempo indeterminado nos hospitais de Roraima nesta sexta-feira (29). A greve é organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem.

Os servidores cobram reajuste salarial, pagamento de progressão funcional, plano de cargos e carreira e remuneração (PCCR), e denunciam falta de condições de trabalho e falta de segurança nos hospitais. O sindicato estima que 100% dos servidores aderiram à greve.

Em outubro, a categoria sinalizou a greve fazendo uma paralisação de 24 h. Os servidores da Saúde foram recebidos na Assembleia Legislativa de Roraima e também participaram de uma audiência pública. No entanto, a greve foi deflagrada por falta de respostas.

O que o governo diz, na íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclarece que sempre se colocou aberta para ouvir as reivindicações de todas as categorias que atuam na saúde do estado, tendo como grande exemplo as conversações que teve junto aos técnicos em radiologia. O entendimento de ambas as partes acabou resultando no envio e aprovação do Projeto de Lei que garantiu o retorno legal do percentual de 40% de insalubridade da categoria.

Com relação a greve geral deflagrada hoje, dia 29, pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima, a Secretaria ressalta que por diversas vezes buscou entendimento da situação junto a presidência da entidade, por justamente entender que o melhor caminho para sanar as dificuldades enfrentadas pela categoria é o diálogo franco e transparente.

A reunião que iniciaria um entendimento sobre as necessidades dos profissionais de enfermagem havia sido marcada no dia 18 de outubro, mas a mesma acabou sendo suspensa em razão de um problema ocasionando por um dos membros que compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima.

A Sesau afirma ainda que entende que a causa da Enfermagem é justa, mas que sua gestão também tem um compromisso com a saúde e o atendimento à população. Os ajustes necessários para melhorar as condições de trabalho da categoria estão sendo providenciados e implantados conforme a disponibilidade orçamentária do estado.

Também é de conhecimento do Sindicato que a atual administração da Sesau assumiu a pasta em meio a uma série de problemas deixados durante vários anos, e que aos poucos tem conseguido colocar as situações em ordem, empenho este que é acompanhado de perto pelo governador Antonio Denarium.

A Sesau novamente estende a oportunidade de dialogar sobre as situações que afligem a categoria e espera a compreensão da classe dos enfermeiros do Estado, no sentido de que a greve prejudica unicamente a população roraimense.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here