Foto: SupCom ALERR

O espírito natalino tomou conta de quem participou da abertura do Natal em Família da Assembleia Legislativa de Roraima, na noite desta quinta-feira (5). O coral formado por 100 vozes do programa Abrindo Caminhos prendeu a atenção do público concentrado na frente da sede do Poder Legislativo. O acendimento das luzes natalinas, apresentações culturais e a chegada do Papai Noel marcaram o evento.

A Fanfarra Juventude Independente, do município de Mucajaí, foi convidada para interpretar canções natalinas. Os alunos do teatro do programa Abrindo Caminhos também fizeram uma participação especial.

Diante de milhares pessoas, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), acompanhado da família, anunciou a ampliação do programa Abrindo Caminhos com a instalação de um núcleo voltado a pessoas com autismo. “Gostaria de dizer que os programas que a Assembleia Legislativa tem e faz são com respeito, carinho, lealdade aos princípios constitucionais do Estado”, declarou.

Ele lembrou que no ano de instalação do programa Abrindo Caminhos, não imaginou que em três anos chegaria ao número de 3,6 mil crianças e adolescentes, com idade entre 5 a 17 anos, com aulas gratuitas em Coral, Balé, Jazz, Ginástica Rítmica, Futebol, Informática e Jiu-Jítsu.

Jalser Renier reforçou que, em breve, o programa funcionará em outro prédio e a proposta é ampliar para 4 mil atendimentos.  “Se esses programas mudassem a vida de uma criança valeria a pena. Ações públicas e sociais melhoram a vida do povo”. O presidente do Poder Legislativo agradeceu o apoio dos demais parlamentares apoiadores dos programas desenvolvidos.

Estiveram presentes o vice-governador, Frutuoso Lins (SD), prefeitos e outras autoridades, e os deputados e deputadas Éder Lourinho (PTC), Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Chico Mozart (Cidadania), Betânia Almeida (PV), Odilon Filho (Patri), Tayla Peres (PRTB), Renato Silva (Republicanos),  Ione Pedroso (SD) e Lenir Rodrigues (Cidadania).

Emoção

A ansiedade tomava conta da pequena Júlia Lima, de 9 anos. A garota que participou de todos os ensaios, não conseguia conter a emoção em sua primeira apresentação no coral. “A expectativa é que seja muito legal. É a minha primeira vez e estou nervosa para dar o meu melhor no palco”.

Já para Rebeca Costa, de 17 anos, esta não foi a primeira vez no palco. Apesar da experiência, a aluna do balé e coral do Abrindo Caminhos, explica que o nervosismo está sempre presente. “Apesar de ser minha segunda vez, estou nervosa. Intensificamos os ensaios, fica tudo corrido, mas a gente espera que dê tudo certo e que nos aplaudam de pé”.

Conforme a diretora do programa, Viviane Lima, a apresentação é o resultado da dedicação de toda uma equipe. “Esse momento da apresentação, principalmente do fim de ano, é o resultado de todo um ano de dedicação dos pais, professores e dos alunos, é muito gratificante”.

Público

A população chegou antes das 18h para garantir lugar à frente do palco. Para Raimunda de Souza, de 79 anos, acompanhada dos netos e do genro, o Natal tem um significado especial. “Eu não perco uma apresentação e a Assembleia Legislativa está de parabéns. Natal significa união da família e é isso que estamos vendo aqui, hoje”, comentou.

Além de assistir ao espetáculo, vários ambulantes aproveitaram para tirar uma renda extra no evento. Ambulante há 10 anos, Igor Santos destaca a influência na forma de ganhar dinheiro. “É um evento que acontece uma vez no ano, vem várias famílias para cá e eu acho muito bom. Chego a ganhar em média de 400 a 500 reais”.

Além das barracas com pipoca, refrigerante, cachorro quente e churros, vários brinquedos também foram montados para a diversão da criançada. Seu Vilmar Von Dtnz, vende churros desde 2002 e já consegue celebrar a renda adquirida. “Um evento assim é sempre bom para faturar uma graninha extra e ajudar, pois as coisas andam difíceis”.

Parlamentares destacam a importância de estarem próximo da população 

Os veteranos de mandato reforçaram a importância de manterem a união e o equilíbrio entre os Poderes. “Natal é o momento de acalmarmos os ânimos, planejar o ano seguinte”, destacou Evangelista Siqueira. “Temos que mostrar que trabalhamos muito para desejarmos feliz Natal”, complementou Lenir Rodrigues. Chico Mozart e Odilon Filho também parabenizaram o Poder Legislativo pela iniciativa.

Renato Silva acredita na união entre as pessoas. “A vida de deputado é muito corrida e este é um momento de reflexão e de renovar os sonhos”. Betânia Almeida destacou o trabalho do Poder Legislativo. “Estamos trabalhando para fazer a diferença na vida do cidadão”. Ione Pedroso falou sobre a responsabilidade e o compromisso dos parlamentares com a população. “Isso mostra que estamos em sintonia”.

Para alguns deputados, esta foi a primeira participação em uma celebração natalina da Assembleia Legislativa de Roraima. “É a primeira vez que participo desta abertura, tudo muito bonito e o presidente Jalser Renier está de parabéns”, disse Éder Lourinho. “É muito bom está com a população que veio prestigiar esse evento. É tempo de celebrar a união”, afirmou Tayla Peres.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here