Deve ter alguém boicotando o governo de Antonio Denarium. Só que não. Impressionante tanta morosidade e enganação no trato com o bem público, em especial no que  é importante para a coletividade.  A questão da manutenção  das estradas e vicinais – essencial para a agricultura, turismo, transporte e mobilidade da população interiorana – é uma delas.

Em visita à região do Trairão, no Município do Amajari, Norte do Estado, recentemente, Denarium viu as condições das estradas daquela região e prometeu a recuperação da BR-174, da RR-203 e da vicinal de acesso àquela localidade visitada.

De imediato foram iniciados os trabalhos de tapa buraco do trecho norte da BR-174, que dá acesso ao Município de Pacaraima e também ao único ponto turístico estabelecido em Roraima, a Serra do Tepequém, cujo trajeto segue pela RR-203. Mas a recuperação só foi até cerca de 40km de Boa Vista. Mas hoje não se vê mais nenhuma máquina ou homens trabalhando na rodovia.

Significa que era apenas um truque político. Ou, na pior das hipóteses, a recuperação daquele trecho fora apenas para atender algum  fazendeiro. Ou uma verba destinada a alguém. E a buraqueira só aumenta, provocando acidentes e prejuízos, prejudicando caminhoneiros, turistas, moradores, agricultores e a população que precisa se locomover.

Em situação crítica está a RR-203 (veja a foto acima), que é o acesso principal para a Serra do Tepequém. Seria apenas vergonhoso se não fosse desesperador para aquela população que faz a economia do turismo girar na região, sem qualquer apoio governamental. O cenário é o mesmo de governos passados, que só prometem, fazem uma tapeação e largam tudo no descaso.  O script segue o mesmo na atual administração.

O descaso é tão severo com Tepequém que a Polícia Militar retirou a pequena guarnição na vila, deixando a população e seu intenso fluxo turista sem qualquer segurança. Para piorar, a Prefeitura do Amajari, sob argumento de ajuste fiscal, demitiu os servidores e fechou o posto de saúde nesse fim de ano. Trata-se do maior absurdo praticado com aquele ponto turístico, que não tem a quem recorrer em caso de doença ou um acidente.  Em uma urgência, a orientação é o motorista da ambulância fazer os primeiros-socorros. Não é piada. É trágico!

O fechamento do posto de saúde é a prova cabal de que a Prefeitura não dá importância devida a Tepequém. E isso porque o turismo desenvolvido por lá gera emprego e renda àquela comunidade, que não tem outra alternativa nem qualquer apoio dos governos em todos os níveis.

E assim encerra-se o ano com absurdos políticos e enganações que subestimam a população e fazem pouco caso  do  turismo, a única alternativa econômica realmente viável para o Estado.  E  o governador Denarium não está preocupado com isso, porque os olhos deles estão virados para o agronegócio, que não gera o emprego que o povo tanto precisa e só acumula riqueza e latifúndio.  Definitivamente, ele não tem olhos para os pequenos.

*Colunista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

  1. Sobre a estrada que leva ao destino turístico de Tepequém, o que notei quando por lá andei há algum tempo, ainda nos últimos dias do governo da Sra. Campos, a única coisa que vi que estava em ótimas condições eram as pontes, inclusive todas muito bem pintadas, multicoloridas por sinal. Algumas estavam com os trabalhos de recuperação já nos finalmente. Dizem que a ex-Governadora possui vastas extensões de terras por aqueles lados. Não sei se é verdade… Pelo menos as pontes ela conseguiu arrumar.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here