Foto: Roraima 1

Nesta temporada de férias, todo cuidado é pouco para que o momento de lazer e descanso não vire um transtorno. A primeira dica é redobrar atenção para o planejamento do destino e o orçamento previsto. O consumidor deve ficar alerta para não decidir tudo na véspera da viagem porque, certamente, os problemas vão surgir. “Como também é uma época de muitos gastos, planejar antecipadamente o orçamento é primordial”, diz o especialista em Direito do Consumidor, Helton Renê.

Ele lembra ainda a importância de realizar o planejamento do orçamento considerando o dinheiro disponível após o pagamento das contas do mês, das despesas com as festas de final e de início do ano, a exemplo de impostos, matrícula e material escolar.

Seduções

Mais uma orientação é quanto a não se deixar seduzir pelas promoções vantajosas de pacotes das agências de viagens, com descontos relâmpagos de ‘encher os olhos’, e tomar a decisão de viajar em um impulso de momento. “Nessa época do ano, todo cuidado é pouco devido às ‘seduções’ das publicidades para as viagens de férias”, alerta.

Muito apertado

Agora, quem está com pouco dinheiro e já tem noção de que o orçamento baseado na renda mensal vai ficar muito apertado, é importante que reveja roteiros e faça pequenas viagens, indo a um local mais perto de casa.

Pacotes

O consumidor que vai contratar pacotes, com preços promocionais ou não, em agências de viagens, deve atentar para o que o plano inclui, como transporte, hospedagem, passeios turísticos etc. “É importante também checar se a empresa está legalmente apta para atuar nesse segmento, se está regularmente cadastrada no Ministério do Turismo, órgão que disciplina a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil”, avisa.

Guardar provas

O especialista ainda aconselha ao consumidor a guardar todo material publicitário, bem como mensagens eletrônicas para, caso haja descumprimento do que foi acordado no contrato, ter provas caso haja necessidade de reivindicar os direitos nos órgãos de defesa do consumidor. “É importante está preparado para os imprevistos”.

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