Foto: Diocese de Roraima

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, realiza visita missionária à Diocese de Roraima até o próximo domingo, 12. No estado mais setentrional do país, o Dom cumprirá uma extensa agenda de atividades, como missa de inauguração, visitas in loco a abrigos de Boa Vista e Pacaraima, a projetos da igreja voltados aos migrantes e refugiados, entre outros objetivos.

Nos dois primeiros dias de visita, o Dom Odilo esteve reunido com membros dos serviços e congregações missionárias que estão no enfrentamento do fluxo migratório, conhecendo o trabalho e os desafios enfrentados. Também acompanhou de perto os atendimentos diários da Cáritas Diocesana, do Serviço Pastoral do Migrante e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, com documentação, integração e muitas outras ações.

Na manhã desta quarta-feira, 08, o Cardeal – 1º vice-presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano)-, conheceu os projetos realizados para os migrantes no espaço da igreja Consolata. Os projetos são: Mexendo a Panela, com refeição diária; IMDH das irmãs Scalabrinianas, com ações junto às mulheres, documentação em geral, entre outros serviços; Fé e Alegria, que atua com crianças migrantes; e também o projeto Orinoco, que atende famílias em extrema situação de vulnerabilidade, com construção de banheiros, espaços para banho com chuveiros, lavanderia e instalações de bebedouros, além de promover a saúde e higiene para as pessoas que vivem desabrigadas em Boa Vista e  Pacaraima.

Foto: Diocese de Roraima

Ainda no dia 08, foi a vez do CMDH (Centro de Migrações e Direitos Humanos), do Conselho Indigenista Missionário, Pastoral Indigenista e da ocupação espontânea Ka ubanoco – que reúne famílias indígenas warao, eñepa e pemones, além de não indígenas – partilharem os trabalhos e os desafios para o irmão de episcopado do bispo de Roraima, Dom Mário Antônio.

Amanhã, dia 09, Dom Odilo estará em Pacaraima visitando o PTrig, o abrigo, e em seguida se reunirá com irmãos padres e bispos em Santa Elena de Uairén.

De acordo com a agenda, ele retorna dia 10, para conhecer a realidade de uma comunidade indígena, bem como participar da assembleia dos Tuxauas, na região do Surumu. Ainda na sexta, às 17h, juntamente com o bispo Dom Mário e todos os serviços que trabalham com migrantes, Dom Odilo presidirá uma missa campal na ocupação espontânea Ka ubanoco, que significa ‘lugar pra dormir’ na língua warao, no bairro Joquei Clube.

No sábado, 11, às 18h30, participará da missa de reabertura da Igreja São Sebastião, que estava fechada para reforma. A agenda oficial encerra no próximo domingo, dia 12, com a missa na Catedral Cristo Redentor, às 19h30.

Segundo o Cardeal Scherer, Roraima é uma porta de entrada para muita gente e, aqui, [Diocese] está sendo feito um grande e valioso trabalho de acolhida, pois o estado está de braços abertos para sentir tanto sofrimento, carência e, também, grandes expectativas. “O primeiro impacto da migração acontece aqui, e agradeço todo o trabalho e esforço para dar esse testemunho de acolhida que é tão importante e necessário”, avaliou.

Na oportunidade, ele se dirigiu aos roraimenses e acalmou o coração de todos, afirmando “que existem muitas pessoas dispostas a apoiar e acolher os migrantes que estão sendo enviados para muito mais longe”, frisou.

Para Dom Mário, a presença do irmão de episcopado demonstra a comunhão dele com a igreja de Roraima, ou seja, vem de uma maneira muito viva, de apoio para aqueles que atuam em prol dos migrantes e dos brasileiros. “Nesses três dias de visita, a sensibilidade com o drama da crise humanitária e para o fluxo migratório é muito aparente em cada olhar. A visita do cardeal vem ser um testemunho para toda a igreja e nós agradecemos essa comunhão conosco”, frisou.

HISTÓRICO

A nomeação de Odilo Sherer como presbítero ocorreu no dia 7 de dezembro de 1976, feita em Toledo por Dom Armando Círio. Na função, foi reitor e professor no Seminário Diocesano de São José, em Cascavel, entre 1977 e 1978, no Seminário Mãe da Igreja, em Toledo, entre 1979 e 1982, professor de filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo, entre 1985 e 1994, professor de teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, em 1985, Vigário Paroquial e Cura da Catedral Cristo Rei, de Toledo, entre 1985 e 1988, Reitor do Seminário Teológico de Cascavel entre 1991 e 1992, Reitor do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja em 1993, Membro da Comissão Nacional do Clero da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 1985 e 1988, membro da Comissão Teológica do Regional Sul II, entre 1992 e 1993, Oficial da Congregação para os bispos na Cúria Romana entre 1994 e 2001.

Episcopado

A nomeação como Bispo-Titular de Novi e auxiliar de São Paulo veio no dia 28 de novembro de 2001. A Ordenação Episcopal de Dom Odilo Scherer foi sagrada pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo, no dia 2 de fevereiro de 2002, e a posse ocorreu no dia 9 de março do mesmo ano. A nomeação como o sétimo Arcebispo de São Paulo – a terceira maior Arquidiocese Católica Romana do mundo – aconteceu no dia 20 de março de 2007, feita pelo então Papa Bento XVI.

No episcopado, Scherer foi Bispo Auxiliar de São Paulo entre 2002 e 2007, secretário-geral da CNBB entre 2003 e 2007, secretário-geral adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em 2007. Atualmente, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e presidente da Regional Sul 1 da mesma entidade.

Cardinalato

No dia 27 de novembro de 2007, Odilo Scherer foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI, no Consistório de 2007, na Basílica de São Pedro. Entre os departamentos que compõem a Cúria Romana, ele é membro da Congregação para o Clero da Comissão Cardinalícia de Vigilância do Instituto para as Obras de Religiões, do XII Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo dos Bispos, do Pontifício Conselho para a Família, da Pontifícia Comissão para a América Latina, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here