Foto: Governo de Roraima

A greve dos enfermeiros se encerrou após 41 dias de paralisação e, de acordo com o Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindprer), 100% da categoria retorna às unidades de saúde a partir desta quinta-feira (9).

A paralisação chegou ao fim após o governador do estado, Antonio Denarium (PSL) assinar o termo de compromisso proposto pela categoria na noite desta quarta-feira (8).

No documento, o Executivo se compromete à um cumprir no prazo de 90 dias: melhores condições de trabalho para a categoria, implementação de comissão para revisão de progressão de carreira, com prioridade para a enfermagem, e restituir o pagamento dos grevistas por folha suplementar ainda no mês de janeiro deste ano. Por outro lado a categoria se compromete a repor uma hora a mais de trabalho por plantão que faltou.

“A greve foi longa e cansativa, mas acreditamos que conseguimos entrar em acordo com o governo e esperamos que o Executivo cumpra com as condições no prazo que pedimos. Reafirmo o que eu disse durante a greve, nós só estamos em busca dos nossos direitos”, disse o presidente do Sindprer, Melquisedek Meneses.

Greve

A paralisação da enfermagem durou 41 dias e os servidores buscavam reajuste salarial, pagamento de progressão funcional, plano de cargos e carreira e remuneração (PCCR), e denunciavam falta de condições de trabalho e falta de segurança nos hospitais. O sindicato estimou que 100% dos servidores aderiram à greve, cerca de 3 mil profissionais, mas que 30% continuaram trabalhando nas unidades para atender a população.

No dia 23 de dezembro, os servidores iniciaram o acampamento em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. No dia 30 de dezembro, a categoria reclamou sobre descontos no salário por conta da paralisação, e seguiram acampados no local durante das festas de final de ano.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here