Sede do programa Família Que Acolhe, em Boa Vista. Foto: divulgação/ PMBV

Durante o período em que esteve grávida, a garçonete, Parlla Duarte, foi atendida pelo programa Família Que Acolhe (FQA), da Prefeitura Municipal de Boa Vista. A proposta do programa é acompanhar a criança desde a gestação da mãe, até o encaminhamento a uma das mais de trinta unidades das Casas Mãe, uma creche municipal.

Após o nascimento da filha, há dois anos, a mulher teve problemas de saúde e precisou ficar internada. Desde então, teve o nome retirado do projeto e, apesar das justificativas,  nunca mais conseguiu retornar.

“Quando fiquei bem novamente, mesmo tomando remédios e cuidando da minha filha, fui à unidade que fica no bairro Pintolândia porque queria continuar fazendo parte do programa, mas eles [os servidores] só informaram que eu não fazia mais parte”, disse.

Agora a mãe precisa retornar ao trabalho, mas não conseguiu nenhuma vaga em creche, na capital. Depois de passar dois anos em casa cuidando da filha, Perlla procurou mais uma vez a ajuda da Prefeitura de Boa Vista, e foi direto até uma Casa Mãe.

“Fiz o cadastro no período certo e consegui o número de protocolo, que pedem para a gente anotar quando for concluir a matrícula. Eles informaram que iriam retornar para dizer se havia conseguido a vaga ou não. Não retornaram e fiquei sabendo por outras pessoas que estavam concluindo as matrículas no início deste ano. Entrei novamente em contato com a central de atendimento e nada”, revelou.

Sem respostas, Parlla disse que entrou em contato com a Prefeitura também pelas redes sociais, mas a mensagem foi que “as vagas das Casas Mãe já haviam sido preenchidas e que era para tentar no próximo ano”.

“Ninguém me ligou para dizer isso, já estamos em janeiro e preciso que minha filha estude para que eu possa trabalhar. É muito descaso”, disse.

O Roraima 1 entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber o que aconteceu para que a beneficiária fosse excluída do projeto social e quais as orientações repassadas aos pretensos beneficiários. Não obtivemos retorno.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here