Foto: Ilustrativa/Arquivo/Exército

O Exército Brasileiro informou que na manhã deste domingo (19) as tropas avistaram duas embarcações subindo o rio Uraricoera. Ao solicitar que as embarcações parassem no posto de verificação mobiliado pela tropa da 1a Brigada de Infantaria de Selva, garimpeiros disparam tiros contra a tropa. Os militares revidaram realizando disparos contra as embarcações civis. As duas embarcações civis conseguiram fugir.

Pouco tempo depois, uma embarcação, que havia participado da ação descrita, retornou ao posto do Exército com quatro garimpeiros a bordo, sendo que dois desses garimpeiros haviam participado da ação anterior.

Um dos garimpeiros, que participou da ação, apresentava um ferimento, provavelmente ocasionado por arma de fogo. O garimpeiro ferido foi socorrido pelos militares profissionais de saúde que pertencem a tropa, evacuado para o posto médico mais próximo na Terra Indígena Yanomami e um helicóptero do Exército foi acionado para trazê-lo à Boa Vista.

O garimpeiro ferido encontra-se, no momento, em atendimento no Hospital Geral de Roraima e será mantido sob custódia após receber alta.

O outro garimpeiro, que tomou parte na agressão à tropa, foi preso em flagrante delito por ter participado da ação onde foram realizados disparos contra militares em serviço e trazido para Boa Vista sob custódia para lavratura de Auto de Prisão em Flagrante e posterior apresentação à Justiça Federal Militar.

“A tropa pauta suas ações pela legalidade, que no caso, está sendo infringida pelos garimpeiros que insistem em perpetrar o crime de extração de minérios em terras indígenas. Os militares em operação agirão de acordo com as normas vigentes, adotando o princípio da proporcionalidade na resposta a agressões sofridas”, disse o Exército, em nota. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here