Foto: Oiran Braga/ NUCRI TJRR

A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Roraima promoveu na manhã desta terça-feira, dia 21, uma reunião para verificação e cumprimento de ações emergenciais na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, localizada na zona Rural de Boa Vista. A mobilização é em função da atual crise de saúde no presídio, que encaminhou mais de 20 presos para internação no HGR (Hospital Geral de Roraima), com problemas principalmente de pele. A reunião foi conduzida pela titular da VEP, juíza Joana Sarmento.

A magistrada destacou que a vistoria realizada na segunda-feira, dia 20, serviu para deixar claro que o problema precisa ser controlado o quanto antes para que não haja propagação das infecções de pele. Ela entende ainda que desde a interdição no Sistema Prisional, que iniciou em novembro de 2018 e teve fim em fevereiro de 2019, ocorreram melhorias, no entanto ainda não são suficientes.

“Estão sendo adotadas uma série de medidas, principalmente com relação à saúde dos reeducandos, pois tem ocorrido nos últimos dias um agravamento de lesões de pele, ocasionado principalmente pela superlotação no presídio. Sobre aqueles que estão internados, estamos acompanhando, vendo que as lesões estão sendo tratadas e que está ocorrendo uma melhora do quadro clínico. O problema somente será efetivamente melhorado, quando ocorrer a inauguração das outras unidades, previstas para março deste ano”, observou a juíza da Vara de execuções Penais, ao destacar que enquanto não forem realizadas melhorias nas instalações e a superlotação não for amenizada, só será possível realizar o controle para que o problema não se agrave.

Como resultado da reunião, os representantes da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) e Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), se comprometeram em implementar ações de higienização e atendimento de saúde reforçado dentro da PAMC.

A Sejuc deverá atuar no reforço à higienização das celas e será permitido, por parte dos familiares, a entrada de kits de higiene e uniformes padrões especificados pela Secretaria. Quanto a Secretaria de Saúde, a responsabilidade gira em torno de manter uma equipe de saúde nos horários da manhã e tarde, para trabalho na farmácia da unidade, entregando os remédios prescritos aos detentos, além de uma ação de saúde para coleta de material para exames.

Houve ainda parte da Sesau e Sejuc, o comprometimento em destinar uma ala específica no HGR para atendimentos dos presos, com melhora do quadro de escolta e fiscalização.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here