Foto: H. Emiliano

A busca pela estabilidade financeira tem transformando a realidade dos moradores do município de Amajari, a 164 quilômetros de Boa Vista. Com o lançamento do edital para o concurso público da Prefeitura do município, aproximadamente 200 pessoas iniciaram o curso preparatório ofertado pela Escola do Legislativo. As aulas iniciaram nesta terça-feira (21) e seguem até 8 de fevereiro.

Apesar de trabalhar como professor no município, Francisco Mota, de 42 anos, busca estabilidade. Ele destaca que passando no concurso, irá continuar nas atividades que já desenvolve com os alunos. “É uma coisa que gosto de fazer. Já tenho um tempo em sala de aula e, com certeza, trabalhar com criança é importante porque acaba que eu aprendo ensinando”.

Natural da Serra da Moça, zona rural de Boa Vista, Daniela Barroso, de 28 anos, está se preparando pela primeira vez para um concurso público. A dona de casa ressalta que ainda não tinha tido a chance de voltar aos estudos pela falta de oportunidade. “É uma oportunidade que estamos tendo aqui no município. Já teve um outro concurso e agora saiu esse. Com as aulas, é muito bom ter uma noção do que vai cair na prova”, disse.

A primeira aula foi de português, ministrada pela professora Laeny Amaral. A professora resgatou tópicos relacionados à análise textual. Segundo ela, o conteúdo ainda é a maior dificuldade dos concurseiros. “Me impressiono com a grande necessidade que os concurseiros ainda têm em leitura. Na hora da prova é a interpretação textual, por isso, é importante começarmos por ela, para depois passar pela análise oracional”.

Conforme Laeny, a intepretação de texto não é um quesito importante apenas para a disciplina de português, como também para as outras disciplinas. “A prova objetiva é totalmente interpretação, então é preciso ter uma boa leitura, uma boa prática e um bom estudo bem antes da prova. Para a disciplina de português a palavra de ordem é técnica e aplicá-la nos exercícios”, destacou.

Vagas disponíveis

Mesmo com o início do curso, as inscrições ainda seguem abertas para os munícipes. As aulas estão sendo ministradas no Espaço RM, localizado rua Oder Coutinho, s/n, Modestino Galvão. É preciso que os interessados compareçam ao local e apresentem o documento oficial com foto e comprovante de residência.

As disciplinas são ofertadas para todos os cargos, com aulas de segunda a sábado, divididas em duas turmas: à tarde, das 13h30 às 17h30; e à noite, das 18h às 21h30. De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, as aulas contemplam o conteúdo exigido em edital. “Temos aí vários cargos na área de motorista, merendeiro, professor, entre outros. Serão 17 dias efetivos de aula”.

O concurso público da Prefeitura de Amajari será aplicado no dia 9 de fevereiro. Foram disponibilizadas 72 vagas para áreas em nível fundamental, médio, médio em Saúde, superior, superior em Saúde e superior em Educação. Os salários vão de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here