Foto: Seed

O Ano Letivo 2020 da rede estadual de ensino em Boa Vista inicia nesta quinta-feira (30). Segundo dados do Censo Escolar 2019, o estado possui 57 escolas e, destes, 40.633 alunos estão concentrados somente na capital. Os alunos do interior do estado retornaram na última segunda-feira (27).

De acordo com o Calendário Escolar, 202 dias terão aulas, sendo 50 dias no primeiro, terceiro e quarto bimestres e 52 dias no segundo bimestre. Para o retorno das aulas, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) iniciou a entrega dos itens para o preparo da merenda escolar.

De acordo com o governo do estado, neste primeiro momento estão sendo entregues biscoito, iogurte, polpa de frutas, extrato de tomate, arroz, feijão, farinha, macarrão, ovos, frango, peixe e carne moída. Após esta primeira entrega de gêneros, as escolas serão abastecidas com produtos da agricultura familiar, como frutas (laranja, mamão, banana, melancia e tomate) e hortaliças (cheiro-verde, rúcula e alface), além de macaxeira, pimentão e abóbora, entre outros.

Os professores retornaram às escolas na última segunda-feira (27) para planejamento e alinhamento das atividades para o ano letivo 2020.

“A Secretaria realizou uma série de atividades com os gestores e coordenadores pedagógicos para alinhar as atividades do ano letivo e garantir uma educação de qualidade. Tudo foi pensado para receber os estudantes que estarão de volta à sala de aula”, explicou o secretario adjunto da Seed, Semaias Alexandre.

No interior

As aulas das escolas estaduais do interior e das comunidades indígenas do Estado iniciaram na segunda-feira (27) quando 34.753 alunos retornaram às atividades letivas.

Seguindo o Calendário Escolar e em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) que estabelece 200 dias letivos e 800 horas de aula, nestas escolas os estudantes retornaram para cumprir o ano letivo 2019, em função do atraso do início das aulas no ano passado.

Nas escolas do interior, 17.951 alunos retomam o 4º bimestre letivo de 2019 e encerrarão as aulas no dia 15 de fevereiro. Nas escolas indígenas, as aulas para os 16.802 estudantes seguirão até o dia 19 de março.

Para o inicio das aulas, o Departamento de Apoio ao Educando (Dae) realizou as rotas de entrega dos gêneros da merenda escolar no dia 22 de janeiro pelos municípios de Amajari, Pacaraima, Alto Alegre e Cantá (comunidades indígenas).

No dia 28 de janeiro, as rotas foram para Uiramutã, Bonfim, Alto Alegre e para os municípios do sul do Estado. Em relação ao transporte escolar, o governo do estado informou que o serviço está sendo prestado por 36 empresas que, juntas, atenderão estudantes em 139 escolas.

Segunda a Seed, o trabalho de elaboração do Calendário Escolar 2020 para o interior e escolas indígenas está em andamento e, assim que concluído, será divulgado para a comunidade.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here