Parlamentares pretendem reunir autoridades federais, estaduais e municipais para discutir problemas na região Foto: Divulgação/SupCom ALERR

Após visita à cidade de Pacaraima, a 218 quilômetros de Boa Vista, o presidente da Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jânio Xingu (PSB), definiu com autoridades da região a realização de um audiência pública para tratar dos problemas enfrentados pela população devido à imigração em massa de venezuelanos. A comissão foi criada por determinação do presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD). A data da reunião ainda não foi marcada.

A proposta é reunir deputados federais e estaduais, senadores, prefeito, vereadores, lideranças indígenas, população em geral e o governador Antônio Denarium (sem partido).

Os membros da comissão, deputados Jânio Xingu, Tayla Peres (PRTB) e Chico Mozart (Cidadania), foram a Pacaraima nesta segunda-feira (10) para acompanhar o confronto após manifestação popular motivada pelo estupro de uma adolescente de 15 anos ocorrido na sexta-feira (7). O suspeito é venezuelano e está preso.

Para conter a manifestação, no domingo (9), a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional usaram balas de borrachas e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes na fronteira. O presidente da comissão falou que o grupo vai apurar o caso. “Nós entendemos que houve abuso de autoridade e vamos apurar e encaminhar às autoridades competentes, ou seja, ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Boa Vista”, disse Jânio Xingu.

Todas as informações coletadas pela Comissão Especial Externa farão parte de um relatório. “Nós não podemos fechar os olhos para uma coisa tão grave, tão grande que é a questão dos venezuelanos no município de Pacaraima. Estamos colhendo as informações para construir o relatório e encaminhar às autoridades competentes”.

O reflexo da imigração é sentido nas comunidades indígenas. De acordo com o tuxaua Jesus de Almeida, da região de Sorocaima II, a presença dos índios Warao tem alterado a rotina de quem mora na região. “Estão na cabeceira das nossas pontes, poluindo com fezes, coisas ruins. Seria importante se os deputados fossem lá nesses abrigos para eles verem de perto o que acontece com a gente aqui. Essa comissão veio na hora certa”.

Cinco dias após o início dos protestos, a Justiça Federal em Roraima, a pedido da União, deferiu liminar para suspensão dos bloqueios na BR-174, sob pena de multa de R$ 10 mil por hora sobre as entidades sindicais/associativas, o que não havia sido cumprido pelos manifestantes até o início da tarde desta terça-feira (11).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here