Foto: SupCom ALERR

Em ofício entregue ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), pediu que o governo federal mude a forma como está sendo conduzida a crise migratória no Estado, com ações mais efetivas em benefício da população roraimense. A intenção é que Mourão, que está em Roraima para acompanhar o clima de conflito na fronteira com a Venezuela, interceda junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

No ofício, Jalser Renier deixa claro que os protestos dos moradores de Pacaraima, na fronteira com o país vizinho, são um grito de socorro frente à situação de insegurança que vivenciam. “Apenas soluções paliativas foram adotadas, o que vem gerando revolta na população brasileira”, diz trecho do documento.

Na última segunda-feira (10), a ALE-RR precisou intervir novamente para tentar mediar um conflito armado entre a população do município de Pacaraima e forças da Segurança Pública estadual e federal, onde uma manifestação pacífica foi dispersada com uso de gás lacrimogênio e balas de borracha. A revolta dos moradores ocorreu após um caso de estupro na região, cujo acusado é um homem venezuelano, que já está preso.

No texto, o presidente do Legislativo roraimense reconhece a importância da Operação Acolhida, mas enfatiza que em vez de ações temporárias, é necessária uma atuação do Estado Brasileiro, por meio de investimentos para o controle da entrada de imigrantes na fronteira, com a seleção de pessoas sem antecedentes criminais. O deputado afirma que é necessário ainda o controle sanitário, com ação mais efetiva contra doenças já erradicadas no país, a exemplo do que ocorreu com o sarampo.

“Estamos dispostos a acolher, dentro das nossas possibilidades, como temos feito até então, mas entendemos que agora é a hora de os roraimenses terem novamente seus direitos fundamentais respeitados, conforme rege a Constituição Federal. Não nos eximindo da responsabilidade que nos cabe, reiteramos que esta dívida é de todos”, conclui o documento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here