Foto: assessoria de comunicação

Para combate a criminalidade em Boa Vista, que segundo órgãos da Segurança Pública, tem crescido junto com a imigração desenfreada de venezuelanos, o deputado federal Ottaci Nascimento (Solidariedade) se reuniu com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro ele defendeu duas propostas: retirar os abrigos das áreas urbanas e tornar mais rígidas as regras para ingresso de estrangeiros no país.

O parlamentar foi recebido pelo ministro de Estado da Secretaria-Geral, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, e pela sub-chefe adjunta de Políticas Sociais do órgão, Lívia Gervásio Braga, na instituição, com status de ministério, cuja atribuição é assistir diretamente o presidente da República nas escolhas das políticas públicas e estratégicas do Estado. O senador Telmário Mota (Pros) também participou do encontro.

O deputado federal Ottaci Nascimento pontuou que a proposta busca diminuir as ocorrências de crimes, desde os de menor potencial ofensivo, como os furtos, até crimes hediondos como estupros. Segundo dados divulgados pelo do Centro Integrado e Operações Policiais da Secretaria Estadual da Segurança Pública, divulgado pela Folha no ano passado, nos dois últimos anos foram registradas quase seis mil ocorrências envolvendo estrangeiros, a maioria venezuelanos. Conforme o relatório, o maior volume de crimes na capital ocorreu no bairro Caimbé, conhecido pela grande concentração de imigrantes.

Segundo o parlamentar, a ocorrência de crimes praticados por esta parcela da população tem aumentado significativamente, sobretudo nas áreas urbanas. “Acreditamos que distanciando abrigos das áreas urbanas da capital, teremos um impacto direto na redução de crimes em Boa Vista. Os representantes da Presidência receberam nossa proposta e se comprometeram avaliar esta demanda”, afirmou.

No entanto, o parlamentar entende que levar os abrigos para áreas não urbanizadas não vai adiantar se não houver uma política de endurecimento das regras para ingresso no país. Por isso, o Ottaci Nascimento pediu ao Governo Federal, que é o responsável pela proteção da fronteira, que haja um controle na barreira entre Brasil e Venezuela, em Pacaraima para impedir que pessoas com antecedentes criminais entrem no país.

Segundo o deputado, esse controle deve incluir ainda as vias de acesso não oficiais. “Explicamos que o Governo Federal tem que assumir a responsabilidade para evitar a entrada de criminosos pela fronteira. Se houver uma triagem, com regras rígidas, conseguiremos reduzir consideravelmente a ocorrência de crimes, não apenas os praticados pelos venezuelanos, mas também outros delitos como tráfico de drogas e de pessoas”, argumentou.

O deputado afirmou que é importante que o Governo Federal acelere o processo de interiorização dos venezuelanos que já se encontram no Estado, para que eles possam encontrar novas oportunidades em outras unidades da federação, considerando que em Roraima, não só o mercado de trabalho quanto os serviços públicos estão à beira de um colapso. “A proposta não é a de incentivar a xenofobia, e sim, buscar uma solução para o problema, para que a população refugiada seja assistida, mas sem impactos negativos para a população de Roraima”, concluiu.

IMIGRAÇÃO – Roraima continua recebendo milhares de estrangeiros fugindo da miséria e falência institucional na Venezuela. Na capital, Boa Vista, há 13 abrigos coordenados pelo Exército, por meio da Operação Acolhida, cada um com até 1.100 abrigados de todas as idades, além dos milhares que se encontram desabrigados. Não há nada parecido no mundo, além dos vizinhos latino-americanos, como a Colômbia, que também recebe muitas pessoas daquele país.

A crise venezuelana tem causado uma outra crise no Estado de Roraima. Dados publicados na imprensa indicam que quase 10% da população de Boa é de estrangeiros. A taxa de desemprego local dobrou. Mais de 5 mil alunos filhos de venezuelanos estão matriculados na rede pública estadual e, em algumas alas dos hospitais públicos, até 50% dos leitos estão ocupados por imigrantes. Aproximadamente 5% da população carcerária local é de venezuelanos.

“Esses números podem parecer pequenos para uma cidade grande, mas para uma cidade como Boa Vista, de uma hora para a outra ter que abrigar cerca de 10% de sua população composta de imigrantes, isso acaba gerando um caos, e para resolver isso precisamos do Governo Federal”, concluiu Ottaci.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here