Foto: Josué Damacena - Fiocruz

A partir desta segunda-feira (2), o Ministério da Saúde muda a forma de divulgar o balanço do novo coronavírus no Brasil. Com a confirmação dos primeiros casos no país, agora a pasta vai divulgar diretamente os dados das secretarias estaduais de saúde, em vez de fazer uma segunda verificação, como ocorreu até este fim de semana.

Outra mudança é que os boletins vão trazer uma nova classificação dos pacientes. Além de suspeitos, confirmados e descartados, o balanço vai contar os casos prováveis. São aqueles em que pessoas que tiveram contato direto com pacientes confirmados também apresentaram os sintomas da Covid-19 – a doença causada pelo novo coronavírus.

O Ministério da Saúde confirmou, no fim de semana, o segundo caso de contaminação pelo novo coronavírus no país. Assim como o primeiro, confirmado na Quarta-feira de Cinzas (26) , trata-se de um homem que mora em São Paulo e contraiu o vírus durante uma viagem a Itália.

As secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão monitorar as pessoas que tiveram contato com esse paciente no avião e depois da volta ao país.

O número de casos suspeitos subiu para 252, sendo 136 no estado de São Paulo. Essas pessoas aguardam resultados de exames depois de apresentarem sinais de contaminação, como tosse, febre e falta de ar.

A melhor forma de evitar a infecção é manter hábitos de higiene, como lavar bem as mãos; não colocar os dedos nos olhos, na boca ou no nariz; evitar compartilhar objetos como copos, talheres e toalhas; e manter os ambientes arejados e limpos.

O Ministério da Saúde também orienta que, sempre que possível, as pessoas passem álcool em gel nas mãos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here