Foto: arquivo

O caos se instalou definitivamente na única maternidade pública do Estado e, apesar das seguidas denúncias nas redes sociais e na imprensa, nada foi feito para mudar o quadro de desespero dos profissionais de saúde e das seguidas mortes de mães e bebês. A realidade é aterradora e só piora no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, conforme depoimento de servidores.

O tema vem sendo tratado desde o ano passado, por esta coluna, antes mesmo de as denúncias eclodirem para a opinião pública. O governador Antonio Denarium finge que não é com ele. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não consegue resolver sequer seus problemas políticos internos, com seguidas trocas de titular da pasta. O novo titular, Francisco Monteiro, tem dito que está ciente do grave problema, mas alega que nada pode fazer!

Os profissionais da Enfermagem clamam pela atuação dos órgãos de controle, que também se fazem de surdos. As mortes de mulheres e recém-nascidos são constantes. Mulheres têm entrado bem de saúde para dar luz, e saem mortas. O caso mais recente ocorreu no dia 26 passado, quando uma jovem que tinha feito pré-natal, inclusive chegou sorrindo e brincando, mas morreu de forma inexplicável, deixando três crianças órfãs.

A mulher foi encaminhada para maternidade para ter o bebê e apresentou ultrasson com a criança pesando 4,2 Kg, mas não quiseram interná-la, por isso ela foi para casa. Quando a mulher voltou para fazer o parto, saiu do centro cirúrgico morta. O quadro é desolador na maternidade: faltam profissionais, insumos e equipamentos. Não tem sequer bomba de seringa para aplicar antibióticos nos bebês e só tem um pediatra na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal. Por isso os profissionais dizem que “estão morrendo bebês aos montes”.

Depoimento de profissionais de saúde em grupos de WhatsApp relatam a situação de caos e dizem que os números de mortes de mães e bebês estariam sendo maquiados. “Hoje, domingo [dia 1o ], só tem um pediatra no centro obstétrico para atender três setores ao mesmo tempo que são centro cirúrgico, centro obstétrico e atendimento de emergência, que é o dr. Luís Gustavo”, relata uma profissional.

E ela prossegue: “Só tem um pediatra agora na UTI Neonatal com 40 pacientes, no total, e só um pediatra, que é o dr. Carlos, para todos esses bebês. Vão morrer bebês […] Está faltando material em todo o lugar, não tem papel toalha, escalas ‘furadas’, maternidade lotada, não tem leite materno no banco de leite. Mentem tanto que dizem que tem. Médicos estão sem receber da cooperativa há dois meses. Pedimos socorro! Parem de brincar de gestão e façam algo”.

Conforme os denunciantes, quando é realizada uma visita de deputados e do governador a situação da maternidade é maquiada. “Venham ver a realidade do que está acontecendo! Tem culpado sim! Eles têm nome. População não merece isso!”, prossegue a denúncia acrescentando que uma médica que estava na direção “deixou bebês morrerem aos montes, além de mortes de mulheres”.

Os profissionais de saúde relatam que desde novembro do ano passado pediram ajuda do vice-governador, Frutuoso Lins, que por sua vez enviou documentos à Promotoria da Saúde do Ministério Público de Roraima (MPRR), Tribunal de Contas do Estado |(T|CE) e Polícia Federal, mas não obteve respostas até hoje. Eles dizem que até para o Conselho Regional de Medicina (CRM) foi enviada denúncia, o que resultou numa nota de repúdio por parte da entidade, e nada mais.

Como se pode notar, diante do quadro crítico e vergonhoso da maternidade pública, as autoridades estão fazendo vistas grossas, apesar das mortes de mulheres e bebês acontecerem quase que diariamente. É criminoso o silêncio que o Governo do Estado faz diante desse cenário de terror relatado pelos servidores, enquanto Denarium vive postando vídeos e fotos dizendo que está tudo bem no Estado. Alguém tem que pagar por isso…

*Colunista

1 comentário

  1. Esse caso ai citado no terceiro paragrafo da reportagem é verdade mesmo. ela era amiga nossa, fez todo o pré natal, não tinha nenhum problema…teve o beb~e normalmente atraves de cesária e de repente ela morreu na mesa de cirurgia..algo errado foi feito ali..temos que descobrir a verdade

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here