Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após um impasse na sessão que votaria os vetos presidenciais e os projetos sobre a distribuição de recursos do Orçamento de 2020, no Congresso Nacional, uma nova tentativa de votação será realizada nesta quarta-feira (4). Sem acordo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu a sessão dessa terça-feira (3).

Isso porque o projeto de lei enviado pelo governo definindo as regras de pagamento das emendas parlamentares, que faz parte da negociação, só chegou ao Congresso às 17h. Parlamentares reagiram e argumentaram que o prazo era curto para estudar o texto. Alcolumbre determinou ainda que fosse suspensa a apuração dos votos de outros vetos que já tinham passado por votação.

A votação do veto presidencial do trecho ao orçamento impositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias é o grande vetor da polêmica. Esse trecho permite que as emendas parlamentares apresentadas pelas comissões da Câmara e do Senado e pelo relator do Orçamento também sejam de execução obrigatória.

A análise desses vetos presidenciais vem se arrastando há semanas. Antes do carnaval, Alcolumbre chegou a anunciar que haveria acordo para derrubá-los, agora a nova proposta é manter os vetos do presidente Jair Bolsonaro e votar os projetos enviados nesta terça.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here