O artigo sobre a falta de água no bairro 13 de Setembro, esta semana,  acabou por revelar que o problema de desabastecimento é muito mais grave e atinge vários bairros da Capital. Nas redes sociais, os leitores foram apontando falhas no sistema de distribuição e relatando suas indignações

Pelo que está exposto, a Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer) tem sério déficit com o seu sistema e precisa aumentar a capacidade da sua Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender a demanda a partir do crescimento populacional turbinado pela imigração venezuelana, que se intensificou nos últimos anos.

Assim como os demais serviços essenciais,  o abastecimento de água tratada também precisa parar de servir à politicalha para passar a cumprir a sua função como serviço essencial.  Há anos que essa estatal precisa de atenção para que haja investimento a fim de  que consiga atender a demanda  dos novos tempos que se apresentam com a imigração em massa.

É visível que o governo não consegue superar os problemas nos principais setores, a exemplo da saúde, onde a corrupção domina e dá  as ordens.  Por isso é necessário que a sociedade não permita que o problema de abastecimento de água piore a cada ano, de forma que fique insustentável em poucos anos.  A crise de abastecimento não pode se instalar nesse Estado ainda rico em potencial hídrico.

Já corremos sérios riscos com a ação predatória do garimpo nos rios Uraricoera e Mucajaí, o que pode decretar uma crise hídrica jamais vista na Amazônia, por isso não se pode permitir que a estatal de distribuição de água seja ignorada pela sociedade. Não se pode achar que o principal papel da Caer seja recolher lixo no leito do Rio Branco e seus afluentes.

É preciso que os órgãos fiscalizadores estejam atento aos problemas de abastecimento de água no Estado, para que esse serviço não seja sucateado a ponto de sacrificar o fornecimento de um bem essencial para a população.  O Estado de São Paulo já mostrou o que pode acontecer no futuro, caso não estejamos atentos ao meio ambiente e ao serviço executado pela estatal responsável pela captação e tratamento de água potável.  A luz vermelha está ligada há muito tempo.  É necessário que estejamos atentos a isso.

*Colunista

 

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here