Núcleo de Cidadania de Adolescentes tem participantes de 12 a 17 anos que também integram o Projeto ArtCanto Foto: Divulgação/PMBV

“Promover a educação para cidadania democrática”. Foi com esse tema que os integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Prefeitura de Boa Vista cumpriram na segunda-feira (9) o Desafio 5, proposto pelo Selo Unicef (2017-2020). O encontro aconteceu no Centro de Artes e Esportes, no Parque Germano Augusto Sampaio.

O objetivo do selo é contribuir na implementação de programas e políticas públicas em prol da infância e adolescência, além de prevenir e enfrentar as formas extremas de violência na cidade.

O Desafio 5 foi executado em três atividades, a primeira com uma roda de conversa e dinâmica. Em seguida, os adolescentes apresentaram os cartazes informativos produzidos por eles. A terceira etapa será a ida deles ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para estimular o interesse no exercício da cidadania democrática.

“Este mês, vamos desenvolver diversas atividades com os jovens dos núcleos. O objetivo é justamente sensibilizar e fomentar o contexto de trabalhado durante toda a edição. Por meio das atividades, os adolescentes elaboram problemas e soluções, com a realização de mural e cartazes e com temas que vão servir para o desenvolvimento deles na sociedade”, explicou Rosiane Ramalho, mobilizadora do Núcleo de Adolescentes.

Yohana Sampaio, 17 anos, é presidente do Núcleo de Cidadania de Adolescentes. Após buscar conhecimentos sobre o direito de votar, ela e seus amigos levaram o assunto para o encontro.

“Estamos tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que são importantes para os adolescentes. Votar aos 16 anos é um deles, muitos não sabiam, ou seja, vamos somar para o futuro do país. Aqui no núcleo, aprendemos que temos voz e podemos fazer a diferença no Brasil, sem dúvida, estamos em um ambiente de transformação”, disse Yohana.

Programação

Nesta quarta-feira (11), às 14h30, os desafios continuam. Desta vez, o tema trabalhado será “Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo”. A ideia é promover a integração através do esporte seguro com diversas modalidades, como queimada, vôlei, dama e futsal.

O tema “Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade” também vai ser abordado, para assim sensibilizar os adolescentes sobre a prevenção da obesidade através de um lanche saudável.

Na próxima segunda-feira (16), às 14h30, a programação continua. O Núcleo encerrará as ações planejadas para o mês de março com uma capacitação para os adolescentes do Nuca sobre “Prevenção da gravidez não intencional na adolescência”, a qual será ministrada por um profissional da Atenção Básica de Saúde do Município de Boa Vista.

Todas as atividades acontecerão no Centro de Artes e Esportes, no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

Nuca

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes tem participantes de 12 a 17 anos que também integram o Projeto ArtCanto, que visa oportunizar aos alunos atividades como desenvolver a cultura do canto coral e numa perspectiva social, buscando desenvolver o acompanhamento escolar e familiar e visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here