Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo tendo apenas o Amazonas registrado um caso confirmado de covid-19, estados da Região Norte anunciaram medidas contra a doença. O governador de Roraima, Antônio Denarium, e a Associação Médica Brasileira formalizaram ao presidente Jair Bolsonaro pedido para o fechamento das fronteiras do Brasil com a Venezuela e Guiana.

Segundo as autoridades de saúde do Estado, Pacaraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela, recebe entre 500 e 700 venezuelanos por dia, o que aumenta o risco de circulação do vírus, além de sobrecarregar ainda mais os equipamentos de saúde estaduais e da capital.

No Amapá, as atenções também estão voltadas para a fronteira. De acordo com o governo do estado, a Anvisa e a Polícia Federal atuam nas barreiras sanitárias de prevenção nos locais de entrada e saída das pessoas que se deslocam da Guiana Francesa para o Oiapoque.

Nesse fim de semana, o governo amapaense instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para implantação de leitos UTI, aquisição de medicamentos e material de proteção individual.

No Acre, o governador, Gladson Cameli, anunciou que vai convocar servidores públicos da saúde e da segurança à disposição de outras secretarias. O decreto deverá ser publicado até esta terça-feira (17). Além disso, haverá reforço nas fiscalizações migratórias nas fronteiras e nos aeroportos do Acre, com apoio do Exército Brasileiro.

Em Rondônia, a partir desta terça-feira, as aulas em instituições estaduais, municipais, federais e privadas estão suspensas por pelo menos 15 dias. O governador, Marcos Rocha, também proibiu o trânsito de servidores da educação pelas escolas da capital e interior, para evitar qualquer possibilidade de disseminação da covid-19.

Em Tocantins, todas as atividades educacionais nas unidades escolares da rede pública e na universidade estadual, a Unitins, estão suspensas até 20 de março. Por causa do novo coronavírus, Mauro Carlesse suspendeu por tempo indeterminado as visitas turísticas ao Palácio Araguaia, sede do Executivo tocantinense.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here